No duelo entre os dois maiores vencedores do Mundial de Clubes de vôlei, o Cruzeiro venceu o Trentino, da Itália, por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 19/25, 25/16 e 25/22, ontem, em Uberlândia (MG), e se igualou ao time italiano com cinco títulos em 19 edições da competição. Com o triunfo no ginásio do Sabiazinho, a equipe brasileira também conseguiu "se vingar" da derrota na final do Mundial de 2012, no Catar.
O capitão do Cruzeiro, o oposto Walace, foi o destaque da decisão, com 23 pontos. O ponta Michieletto, do Trentino, terminou a partida com dois pontos a menos. Walace também terminou como o campeonato como o maior pontuador, com 108 pontos. O iraniano Hajipor, do Fooland Sirjan, do Irã, foi o segundo neste quesito, com 92.
O Cruzeiro começou bem o primeiro set e chegou a ter cinco pontos de vantagem, mas quando Michieletto foi para o serviço, o Trentino acertou uma série de pontos e conseguiu a virada em 16 a 15. Ao mandar um saque na rede, Michieletto concedeu a igualdade ao Cruzeiro, que voltou a comandar o placar até fechar a parcial em 25 a 22.
Os finalistas fizeram um início da segunda parcial equilibrado, mas os italianos conseguiram uma certa folga no meio da disputa. O Cruzeiro ainda tentou se recuperar e se manter vivo no set, mas o Trentino administrou bem e empatou a partida em 1 a 1 ao marcar 25/19.
O time brasileiro voltou a comandar o placar, com uma pequena vantagem, no terceiro set e conseguiu deslanchar até vencer por 25 a 16.
A um set do título, o Cruzeiro começou a quarta parcial animado e chegou a abrir quatro pontos de vantagem (8 a 4). O Trentino, porém, conseguiu equilibrar as ações, encostou no placar, mas depois voltou a permitir que o rival escapasse um pouco. Essa situação se repetiu mais de uma vez no set.
Com 21 a 17 no placar, o Cruzeiro foi confirmando suas chances. No primeiro match point, Wallace sacou na rede, a bola passou, e o Trentino conseguiu sobreviver e diminuiu a vantagem com contra-ataque. A vitória no set (25 a 22) e o título vieram com um saque na rede dos italianos.