Logo O POVO+
Elmano fará reunião com clubes sobre o uso do Castelão e preservação do gramado
Esportes

Elmano fará reunião com clubes sobre o uso do Castelão e preservação do gramado

O governador do Ceará comentou sobre a necessidade de alinhar quais campeonatos os clubes disputarão na praça esportiva
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Gramado da Arena Castelão foi alvo de críticas durante a temporada de 2024. A praça esportiva foi a segunda que mais recebeu jogos no Brasil na temporada (Foto: Divulgação / Arena Castelão)
Foto: Divulgação / Arena Castelão Gramado da Arena Castelão foi alvo de críticas durante a temporada de 2024. A praça esportiva foi a segunda que mais recebeu jogos no Brasil na temporada

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), pretende fazer uma reunião com Ceará e Fortaleza para alinhar questões logísticas sobre o uso da Arena Castelão. Um dos principais objetivos é preservar as condições do gramado. A informação foi dada em entrevista ao Esportes O POVO nesta quinta-feira, 26.

“Primeiro, eu quero fazer uma conversa com os clubes sobre o Castelão. Precisamos garantir que a utilização do gramado seja adequada para garantir um gramado de qualidade para os eventos. Isso implica em que campeonato nós usaremos o Castelão e quais nós não usaremos”, disse.

“Vamos programar uma reunião com o Ceará, o Fortaleza, o Ferroviário e a própria Federação Cearense de Futebol. Também discutiremos a utilização do equipamento para atividades como shows e tudo mais. Vamos buscar a compatibilização”, completou.

A Arena Castelão terminou a temporada de 2024 como o segundo estádio que mais recebeu partidas no Brasil. A praça esportiva cearense sediou 63 jogos, sendo o Fortaleza o clube que mais vezes utilizou o espaço – foram 36 partidas do Leão. O Ceará, por outro lado, disputou 27 confrontos, já que levou algumas partidas para o estádio Presidente Vargas (PV), administrado pela Prefeitura de Fortaleza.

Além das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, o Castelão também foi palco de duelos da Copa Sul-Americana, da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense. No País, somente o Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), teve mais jogos: 70 ao todo. Em 2023, foram 53 partidas.

Para 2025, Elmano espera um cenário semelhante ao de 2024 em questão de número de partidas no estádio cearense.

“Não me parece que vamos ter muitos jogos a mais, porque o Ceará deixou de jogar a Série B para jogar a Série A, mas o número de jogos é praticamente o mesmo. Provavelmente alterará o público, o que implica talvez em um maior contingente policial, uma maior atenção. O Estado do Ceará é um dos poucos do Brasil que no clássico as duas torcidas estão, o que demanda uma maior atenção, maior atuação de segurança das pessoas”, avaliou.

Em entrevista ao programa Esportes do Povo, da Rádio O POVO CBN, no início de novembro, o secretário do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), Rogério Pinheiro, disse que a implementação da biometria facial na Arena Castelão está em estágio avançado, medida exigida pela Lei Geral do Esporte (n.º 14.597/2023). O tema também foi comentado por Elmano de Freitas nesta quinta-feira, 26.

De acordo com o petista, a tecnologia deve estar pronta no Gigante da Boa Vista até julho de 2025. “Temos um prazo, efetivamente, de reconhecimento facial nas catracas para garantir o controle de entradas, para garantir a atuação do Poder Judiciário”, contou. O equipamento, além de facilitar o acesso dos torcedores, também eleva o nível de segurança e controle.

O que você achou desse conteúdo?