Logo O POVO+
Rally Piocerá conta com categoria voltada ao turismo no Ceará e no Piauí
Esportes

Rally Piocerá conta com categoria voltada ao turismo no Ceará e no Piauí

Detalhes de uma das maiores competições de rali da América Latina foram dadas pelo CEO da Radical Produções, Ehrlich Cordão, em entrevista ao programa Esportes do Povo, da rádio O POVO CBN
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Evento de Rally Piocerá 2022 (Foto: Divulgação/ Site Rally Piocerá)
Foto: Divulgação/ Site Rally Piocerá Evento de Rally Piocerá 2022

38ª edição do Rally Piocerá, um dos maiores da América Latina, já tem data e trajeto confirmados. A competição, que se inicia no próximo dia 26 e vai até o dia 31 de janeiro, será finalizada na praia de Morro Branco, em Beberibe, no Ceará. A largada da competição ocorrerá no Teresina Shopping, localizado na capital do Piauí, e reunirá competidores em carros 4x4 e expedição, UTVs, quadriciclos, motos, motos big-trail (moto-turismo) e bikes.

Em entrevista ao programa "Esportes do POVO", da rádio O POVO CBN, o CEO da Radical Produções, Ehrlich Cordão, deu detalhes sobre a competição que deverá reunir cerca de 500 participantes. Segundo ele, mais de 1.200 pessoas estarão envolvidas no rali entre apoio, mecânicos, imprensa, organização, com o intuito não só de promover a competição, mas também de fomentar o turismo nas cidades entre o Piauí e o Ceará.

“O evento tem o diferencial de unir turismo, esporte e rali. Ele abre a temporada do Campeonato Brasileiro oficialmente das modalidades de rali de regularidade para moto, carro, UTV e quadriciclos, e ainda é válido pelo ranking nacional de motobikes stage race de provas de longa duração. É uma prova que tem em média 500 participantes do Brasil inteiro e tem até gente do exterior”, citou ele, que também salientou o lado cultural e social do Rally Píocerá.

As ações culturais e sociais ocorrem todas durante a expedição, que, segundo Cordão explicou, serão feitas pelos carros com foco em conhecer as cidades piauienses e cearenses.

“Criamos (a categoria expedição) para carros 4x4, onde temos um guia e as pessoas vão seguindo o guia, passeando, conhecendo lugares turísticos, as coisas importantes de cada cidade e roteiro. Vamos estar sempre mostrando tudo e o Ceará será muito contemplado nessa edição, já que teremos três dias no Estado e apenas um dia no Piauí”, explicou.

Nesse trajeto, serão feitos dois trabalhos sociais. O “Sem Fome na trilha”, que visa a doação de alimentos para comunidades carentes, e o “De olho na trilha”, que promove consultas oftalmológicas com oftalmologistas para a doação de uma média de 140 a 150 óculos de grau.

“Ano passado fizemos essa ação em uma periferia de Pedro II, no Piauí, e foram doados 143 óculos. São óculos novos e a pessoa escolhe a armação após o exame e uma ótica coloca as lentes de acordo com a necessidade das pessoas e aí voltamos lá para entregar 20 dias depois”, detalhou ele, que ainda ressaltou que todo o gás carbônico emitido no trajeto é calculado para uma trabalho de neutralização.

“Esse ano que passou, nós plantamos 1.437 árvores, pois foi o cálculo que a ONG Mais Vida calculou que era o que o nosso evento iria poluir com a emissão de gás carbônico”, garantiu o CEO.

São quase 100 cearenses inscritos no Piocerá 2025. Além de marcar presença em peso na competição, os competiroes também desempenham um papel crucial nos bastidores, fornecendo suporte logístico e mecânico a diversas equipes de outros estados.

Entre os destaques do Ceará está Wescley Dutra, heptacampeão na modalidade de quadriciclos, e os competidores de bike, que vêm dominando as disputas da modalidade.

No rali de carros, os cearenses brilharam na edição passada com conquistas em duas categorias: Paulo Renato Macedo de Andrade e Thiago Feitosa venceram na graduado, enquanto Moyses Zirpoli e Leonario Gondim Azevedo foram campeões na turismo.

Na elite de motos, a categoria mais tradicional do rali, o cearense Helaindo Onofre Jales desponta como um dos pilotos mais competitivos, reforçando a força do estado na competição.

Programação – 38º Rally Piocerá

  • 26 de janeiro - domingo

Local: Teresina Shopping – Teresina (PI)

9h às 18h: secretaria de prova e conferência de documentos, entrega de kits e vistoria dos veículos aos participantes das provas de regularidade, expedição e mototurismo

10h às 22h: Arena Rally Piocerá

  • 27 de janeiro – segunda-feira

Local: Teresina Shopping – Teresina (PI)

9h às 16h: secretaria de prova e conferência de documentos, entrega de kits e vistoria dos veículos aos participantes das provas de regularidade, expedição e mototurismo

10h às 22h: Arena Rally Piocerá

Briefing técnico – Teresina Shopping

9h às 10h: Motos, Carros 4x4, 4x2, Expedição e Mototurismo

10h às 11h: Bikes - Ranking Nacional XCM

Largada promocional – Teresina Shopping

18h: Bikes

19h: UTVs e Quadriciclos

19h30: Carros 4x4, 4x2 e Categoria Expedição

20h30: Mototurismo e Motos

Roteiro – 38º Rally Piocerá

Carros/Motos/UTVs/Quadriciclos

  • 28 de janeiro – terça-feira: Teresina (PI) a Pedro II (PI) - Percurso: 281km
  • 29 de janeiro – quarta-feira: Pedro II (PI) a Sobral (CE) - Percurso: 276km
  • 30 de janeiro – quinta-feira: Sobral (CE) a Quixeramobim (CE) - Percurso: 310km
  • 31 de janeiro – sexta-feira: Quixeramobim (CE) a Beberibe (CE) - Percurso: 218km

Bike

  • 28 de janeiro – terça-feira: Campo Maior (PI) a Piripiri (PI) - Percurso: 94km
  • 29 de janeiro – quarta-feira: Piripiri (PI) a Pedro II (PI) - Percurso: 81km
  • 30 de janeiro – quinta-feira: Pedra Branca (CE) a Quixeramobim (CE) - Percurso: 84km
  • 31 de janeiro – sexta-feira: Baturité (CE) a Beberibe (CE) - Percurso: 108km
O que você achou desse conteúdo?