Logo O POVO+
Fortaleza Futsal tem futuro incerto e projeto pode acabar em 2025
Esportes

Fortaleza Futsal tem futuro incerto e projeto pode acabar em 2025

A falta de patrocínio é um dos principais empecilhos para a continuidade da equipe de futsal, que teve uma temporada vitoriosa em 2024. Entre os títulos conquistados está o de campeão brasileiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Em dezembro, o Fortaleza Futsal venceu o Campeonato Brasileiro (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Em dezembro, o Fortaleza Futsal venceu o Campeonato Brasileiro

Após retomar as atividades e protagonizar uma temporada vitoriosa em 2024, o Fortaleza Futsal tem futuro indefinido e pode ter o projeto descontinuado em 2025. Conforme o Esportes O POVO apurou, a nova gestão da associação, presidida por Rolim Machado, deverá optar pela descontinuidade do time da modalidade devido a questões financeiras para manter o projeto.

A falta de patrocínio é um dos principais entraves para a continuidade da equipe, que teve uma temporada vitoriosa em 2024. Entre os títulos conquistados está o do Campeonato Brasileiro

Patrocinadora master do time de futsal em 2024, a Santana Textiles não teve o seu contrato renovado com clube para o ano de 2025. Nos bastidores da modalidade, a informação da provável descontinuação já circulava entre os próprios atletas que defenderam o Fortaleza no ano passado. Alguns profissionais, inclusive, já estão se movimentando atrás de outros clubes. 

Procurado, o Fortaleza informou que o clube ainda tenta viabilizar a manutenção do futsal para 2025. Em entrevista ao programa "Esportes do POVO", da Rádio O POVO CBN, em dezembro, o novo mandatário tricolor, Rolim Machado, já havia alertado sobre a possibilidade de um cenário adverso.

“Dentro do plano para o próximo triênio, nós vamos estabelecer as modalidades que daremos mais atenção, que são aquelas que irão trazer frutos para o gramado. E outras modalidades vamos viabilizar para que tragam algum benefício para o Fortaleza. Todos os esportes em que o Fortaleza for atuar, tem que ter retorno. Não vamos colocar dinheiro em esporte que não dê retorno”, afirmou Rolim Machado.

Na mesma entrevista, Rolim também falou especificamente sobre o futsal e deixou claro que eram necessários mais investidores para manter a equipe em ação.

"Foi uma grande sacada do Alex (Santiago, ex-presidente do Fortaleza e atual diretor de futebol da SAF do clube). Mostrou para o Brasil que o futsal cearense ainda é vitorioso. Hoje a camisa do Fortaleza de futsal está valendo dentro do mercado. A gente espera que os empresários cheguem ao Fortaleza e queiram colocar a sua marca na camisa do Fortaleza. Foi um investimento grande. A gente queria provar que era capaz de elevar, chegar de novo com o futsal cearense ao topo, e isso foi feito. A Santana estava do lado da gente, ajudou bastante. Mas agora chegou a hora de outras empresas chegarem juntos. O futsal vai para frente caso tenha investidor", afirmou.

Ao saber da possível paralisação das atividades do Fortaleza Futsal, gestores do Campeonato Brasileiro de Futsal (CBFS) teriam contatado o clube na tentativa de convencer a equipe a se manter ativa na modalidade. 

Temporada vitoriosa

Na temporada passada, o Tricolor ganhou destaque no cenário nacional ao se tornar multicampeão. O Leão do Pici venceu o Campeonato Brasileiro de Futsal diante do Apodi-RN. 

Antes disso, o time leonino já havia levantado a taça da Copa do Nordeste ao superar o São João do Jaguaribe por 2 a 1 no ginásio Júlio Irineu Costa. Em fevereiro, o Leão também venceu a Copa Estado do Ceará ao superar o São João do Jaguaribe nos pênaltis. Após as conquistas, o clube chegou a ser convidado para participar da Liga Nacional de Futsal (LNF).

Em cinco competições disputadas durante o ano, o Fortaleza finalizou a temporada com cinco finais alcançadas e três títulos conquistados. 

Com informações de Iara Costa

O que você achou desse conteúdo?