Logo O POVO+
Fortaleza pode encarar Orlando Cup como prévia de preparação para os desafios de 2025
Esportes

Fortaleza pode encarar Orlando Cup como prévia de preparação para os desafios de 2025

Nesta temporada, Fortaleza irá disputar a Copa Libertadores a partir da fase de grupos, além de jogar Série A, Cearense e as Copas do Nordeste e do Brasil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Juan Pablo Vojvoda comanda treino do Fortaleza para a Orlando Cup, nos Estados Unidos (Foto: Viktor Araújo / Fortaleza EC)
Foto: Viktor Araújo / Fortaleza EC Juan Pablo Vojvoda comanda treino do Fortaleza para a Orlando Cup, nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos desde a sexta-feira, 10, o Fortaleza vive uma pré-temporada bem diferente do habitual com a disputa da Orlando Cup, cujo jogos serão disputados no próximo final de semana diante do Miami United no sábado, 18, às 21 horas, e do Chicago Fire no domingo, 19, às 14 horas. Ambos os horários no fuso de Brasília (DF). 

Nos últimos dias e até a próxima sexta-feira, 17, os treinos estão acontecendo no resort Sandpiper Bay, em Port Saint Lucie, na Flórida. Durante esse período, o time treinado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda, fará atividades táticas, físicas e de condicionamento. O grupo também fará um jogo-treino contra o Miami FC na quarta-feira, 15, para ajustar os últimos detalhes antes dos amistosos.

A ideia é utilizá-los como uma prévia da intensa temporada de 2025, no qual o Fortaleza disputará Campeonato Cearense, Copas do Nordeste, do Brasil e Libertadores, além da Série A do Campeonato Brasileiro. Para o CEO da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Leão, Marcelo Paz, também é uma oportunidade gratuita de ganho de experiência para o Tricolor do Pici, que poderá adquirir ainda mais bagagem internacional. 

"Uma preparação diferente que estamos tendo a alegria de viver. E custo zero para o Fortaleza. Se a gente ficasse em Fortaleza na pré-temporada normal, gastaríamos muito mais, pois (é) nossa estrutura e nosso custo. Aqui é tudo bancado pelos organizadores do evento. Uma delegação com 72 pessoas, tudo bancado pela organização que nos convidou e só com ganhos esportivo, de experiência internacional", acentuou o gestor. 

O ganho de experiência internacional pode fazer diferença na temporada 2025, ano em que o Tricolor do Pici irá disputar a Copa Libertadores diretamente da fase de grupos após finalizar a Série A de 2024 na quarta colocação — igualando a melhor posição de um nordestino na história dos pontos corridos. A competição continental agrega ainda mais a uma agenda internacional que o clube tem fortalecido nos últimos anos, com a participação em torneios internacionais como a Copa Sul-Americana e a própria Glória Eterna. 

Em 2024, o grupo comandado por Vojvoda enfrentou Rosário Central, Boca Juniors, Sportivo Trinidense e Nacional Potosí. Já em 2023, os adversários foram o Deportivo Maldonado e o Cerro Porteño pela Libertadores, além de Palestino, San Lorenzo, Libertad e Estudiantes de Mérida no caminho até a final da Sula onde a equipe foi superada pela LDU Quito, em decisão histórica no Uruguai. 

Deste modo, apesar do caráter amistoso da Orlando Cup, a competição poderá significar um momento de o Fortaleza consolidar ainda mais sua marca em escala internacional, enquanto se prepara para adversários diferentes do habitual que pode a vir enfrentar na Libertadores, já que a disputa do torneio amistoso norte-americano agrega ao time a possibilidade de adaptação à diferentes adversários.

A experiência continental fez o Fortaleza subir bastante no ranking da Conmebol nos últimos anos. Até 2020, o time nem sequer aparecia na lista. A estreia veio em 2021, na 217ª posição. Hoje, o time é o 37º, o que o garante no Pote 3 do sorteio da Libertadores.

Elenco nos EUA

> Goleiros: João Ricardo, Brenno, Magrão;

> Zagueiros: Titi, Britez, Tomás Cardona, Kuscevic, Gustavo Mancha;

> Laterais: Tinga, Eros Mancuso, Bruno Pacheco, Felipe Jonatan, Diogo Barbosa;

> Meio-campistas: Zé Welison, Lucas Sasha, Pedro Augusto, Pol Fernandez, Rossetto, E. Martinez, Pochettino, Calebe, Yago Pikachu, Lucca Prior;

> Atacantes: Marinho, Moisés, Lucero, Renato Kayzer, Breno Lopes, Dylan Borrero e Kauê Canela

O que você achou desse conteúdo?