Buscando engatar sua segunda vitória consecutiva em 2025, o Ceará encara o Náutico hoje, às 21h30min (horário de Brasília), no Estádio dos Aflitos, em Recife (PE). O duelo é válido pela 1ª rodada da Copa do Nordeste de 2025.
O Vovô chega ao confronto confiante após bater o Tirol na estreia do Campeonato Cearense, disputada nesse sábado. No embate, o técnico Léo Condé utilizou 9 dos 12 reforços anunciados pelo clube para a temporada. Dos novos nomes, apenas Willian Machado, Éder e Bruno Tubarão ainda não entraram em campo.
Para o jogo diante do Timbu, a expectativa é de que o comandante mantenha a base da equipe visando um maior entrosamento. Na defesa, a chance de mudança na escalação é remota, apesar de Nicolas e Matheus Bahia disputarem posição no lado esquerdo. No meio, o trio Richardson, Sobral e Mugni deve ser mantido, enquanto o ataque segue a mesma lógica.
Além disso, uma escalação com "força máxima" é de suma importância para que o Alvinegro inicie sua trajetória no Nordestão 2025 com bom resultado. Neste ano, o clube está no Grupo B, ao lado de Bahia, Sampaio Corrêa-MA, CSA-AL, Confiança-SE, Juazeirense-BA, América-RN e o próprio Náutico.
"A gente tem que entrar com bastante atenção, é um jogo fora de casa, segundo jogo na temporada. Eles tiveram mais jogos que a gente, então estão um pouco mais entrosados, mas nossa postura não vai ser diferente. Vamos fazer jogo duro e buscar o resultado [...] A gente sabe da dificuldade, e isso é bom para nos testar. O Ceará entra em qualquer competição para ser protagonista", comentou Keiller, goleiro do Ceará.
O Náutico, por sua vez, chega pressionado para o duelo. Isso porque o time ainda não empolgou a torcida após os três jogos disputados na temporada. Até aqui, o Timbu empatou com o Petrolina, bateu o Jaguar e perdeu para o Central, todos pelo Campeonato Pernambucano.
Para o embate, o técnico Marquinhos Santos terá a difícil missão de ajustar o setor defensivo, que já sofreu cinco gols em 2025. Uma das maiores dores de cabeça do comandante é a posição de goleiro: o titular Douglas Borges foi para o banco após falhas nos dois primeiros jogos do ano, e Wellerson assumiu o posto.
"É questão de estar trabalhando uma linha defensiva nova, estar trabalhando o encaixe defensivo, que é onde nós estamos tendo dificuldade. Temos sofrido gols que têm nos tirado pontos importantes, que nós temos que equilibrar", disse o treinador após a derrota para o Central.
Na escalação, a tendência é que o Timbu tenha a estreia do Paulo Sérgio, grande destaque do time em 2024 e que ainda não havia entrado em campo por necessidade de aprimoramento físico. Por outro lado, o volante Sousa é dúvida por conta de uma lesão no tornozelo.
Ao todo, Ceará e Náutico mediram forças em 41 oportunidades, sendo 15 vitórias para cada lado e 11 empates. São 49 gols marcados pelo Alvirrubro e 46 pelo Vovô.
Náutico
4-4-2: Wellerson; Arnaldo, Léo Coltro, Rayan e Luiz Paulo; Auremir, Marco Antônio, Patrick Allan e Geovane (Maranhão); Paulo Sérgio (Samuel Otusanya) e Bruno Mezenga. Téc: Marquinhos Santos
Ceará
4-3-3: Keiller; Dieguinho, Marllon, Ramon Menezes e Nicolas (Matheus Bahia); Richardson, Fernando Sobral (Lourenço) e Mugni; Galeano, Aylon e Pedro Henrique. Téc: Léo Condé
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife/PE
Data: 22/01/2025
Horário: 21h30min
Árbitro: Emerson Souza Silva (BA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha (BA) e Patrícia dos Reis (BA)
Transmissão: SBT, Premiere, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO