Logo O POVO+
Brasil leva susto, mas vence Chile em estreia na 2ª fase no Mundial de Handebol
Esportes

Brasil leva susto, mas vence Chile em estreia na 2ª fase no Mundial de Handebol

Seleção encara ainda Suécia e Espanha para buscar uma inédita vaga às quartas de final do Mundial de handebol masculino
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vitória do Brasil garantiu chances de classificação para as quartas de final do Mundial de handebol (Foto: Stian Lysberg Solum / NTB / AFP)
Foto: Stian Lysberg Solum / NTB / AFP Vitória do Brasil garantiu chances de classificação para as quartas de final do Mundial de handebol

A seleção brasileira masculina de handebol levou um susto nesta quarta-feira, mas estreou com vitória na segunda fase do Mundial, disputado em Croácia, Noruega e Dinamarca. Jogando em Oslo, capital norueguesa, o Brasil superou o Chile por 28 a 24 com show de Haniel Langaro, autor de oito gols.

Gustavo Rodrigues também se destacou ontem, com cinco gols. Pelo Chile, o destaque foi Esteban Salinas, com sete. O Brasil volta à quadra na sexta-feira, às 14 horas (de Brasília). O adversário será a Suécia. Depois, pelo mesmo grupo, os brasileiros vão enfrentar a Espanha no domingo, no mesmo horário.

Em tese, os chilenos eram o confronto mais fácil desta segunda fase, já que os rivais europeus se classificaram em primeiro e segundo, além de serem ex-campeões do mundo (Suécia é tetra, Espanha é bi). O Brasil leva pra a segunda fase ainda a vitória sobre a Noruega e a derrota para Portugal na primeira fase. O triunfo sobre os eliminados EUA foi descartado, não contando para vaga nas quartas.

O quarto jogo da seleção neste Mundial começou equilibrado. O Brasil saiu na frente, mas não conseguiu se distanciar no placar A disputa ponto a ponto se estendeu até o time nacional abrir 5/3 e, depois, 11/6. Os chilenos reagiram nos instantes finais do primeiro tempo e reduziram para 13/10.

A diferença de três pontos foi a tônica do início da etapa final. Pelo Brasil, os goleiros Rangel e Martins, que se revezavam entre os titulares, fizeram a diferença nos primeiros minutos. No entanto, a seleção passou a cometer seguidos erros no ataque e na defesa.

O momento ruim foi aproveitado pelos chilenos, que buscaram o empate em 20/20. Na sequência, viraram para 21/20. Pela primeira vez na partida, o rival sul-americano liderava o marcador. O susto, contudo, durou pouco. A reação brasileira foi rápida e a reviravolta deixou o placar com 26 a 23.

Mais concentrado nos instantes finais da partida, o Brasil até ampliou a vantagem para quatro gols e selou a vitória com tranquilidade, depois do susto no decorrer do segundo tempo.

Nos outros jogos do grupo, a Espanha venceu a Noruega por 22 a 21, enquanto Suécia e Portugal empataram em 37. Os dois primeiros colocados da chave avançam. O Brasil é o terceiro, com 4 pontos, um atrás de espanhóis e portugueses.

 

O que você achou desse conteúdo?