Logo O POVO+
Sinner vence Shelton e vai enfrentar Zverev na final do Aberto da Austrália
Esportes

Sinner vence Shelton e vai enfrentar Zverev na final do Aberto da Austrália

Italiano eliminou norte-americano em sets diretos, enquanto alemã venceu Novak Djokovic, que desistiu da partida por lesão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O italiano Jannik Sinner venceu o americano Ben Shelton (Foto: Martin Keep / AFP)
Foto: Martin Keep / AFP O italiano Jannik Sinner venceu o americano Ben Shelton

Atual campeão do Aberto da Austrália, o número 1 do mundo Jannik Sinner se classificou nesta sexta-feira, 24, para a final do torneio ao vencer o americano Ben Shelton (20º do ranking da ATP) e vai lutar pelo bicampeonato contra o alemão Alexander Zverev (2º).

O italiano Sinner, de 23 anos e também campeão do Aberto dos Estados Unidos em 2024, derrotou Shelton por 3 sets a 0, parciais de 7/6(2), 6/2 e 6/2, sua 20ª vitória consecutiva numa partida em que terminou com um desconforto físico.

"Tive um pouco de tensão hoje, um pouco de cãibra", admitiu Sinner. "Mas ele também sofreu um pouco nas pernas. Então tentei fazer com que se movimentasse, tentei ser um pouco mais agressivo, o que hoje ajudou muito", contou o italiano.

Na primeira semifinal, o sérvio Novak Djokovic, vencedor de 24 Grand Slams — sendo dez na Austrália — precisou se retirar devido a uma lesão após perder o primeiro set para Zverev.

O astro de 37 anos entrou na quadra com um curativo na perna esquerda, após se lesionar nas quartas de final, na quarta-feira, contra o espanhol Carlos Alcaraz (3º). Logo após perder o primeiro set por 7/6 (5) para Zverev, Djokovic se aproximou do alemão para informá-lo de que não poderia continuar e pouco depois deixou a quadra, para decepção do público — que inclusive vaiou o maior campeão da história.

No jogo seguinte, Sinner terminou o duelo contra Shelton mancando levemente e recebeu atendimento médico na quadra na reta final do duelo. Apesar dos problemas ele garantiu a classificação diante de Shelton, que foi incapaz de aproveitar essa circunstância.

O número 1 havia encaminhado a vitória ao vencer o tie-break do primeiro set, no qual teve seu saque quebrado em duas ocasiões, mas o recuperou imediatamente. Shelton não aguentou a pressão, com uma sucessão de erros, e viu o adversário abrir uma vantagem de 5 a 0 no tie-break e acabar fechando por 7 a 2.

Após esse primeiro set que durou 70 minutos, Sinner venceu os dois seguintes com grande facilidade diante de um adversário tenaz, mas inconsistente, que, aos 22 anos, disputava sua segunda semifinal de Grand Slam depois de ter sido eliminado nessa fase no Aberto dos Estados Unidos em 2023.

"Para três sets. Duas horas e meia é bastante tempo. Estou muito feliz por terminar hoje em três", disse o italiano. "Mas estou muito feliz por estar de volta à final e então veremos o que está por vir no domingo."

Na decisão, Sinner e Zverev se enfrentarão pela sétima vez, com um retrospecto favorável para o alemão (4 a 2), que vai lutar para conquistar o primeiro Grand Slam de sua carreira. "Será um jogo muito difícil, tudo pode acontecer. Ele é um jogador incrível, vai querer vencer o seu primeiro Grand Slam, vai haver muita tensão", disse o italiano.

O que você achou desse conteúdo?