O britânico Jack Draper, número 6 do mundo, derrotou o italiano Lorenzo Musetti (11) por 6-3 e 7-6 (7-4) ontem e vai disputar a final do Masters 1000 de Madri contra o norueguês Casper Ruud (15), que mais cedo venceu o argentino Francisco Cerúndolo (21).
O jogador de Sutton interrompeu assim o sonho do italiano de jogar a final do torneio da capital espanhola. Musetti havia sido vice-campeão do Masters 1000 anterior, no mês passado em Monte Carlo, onde foi derrotado pelo espanhol Carlos Alcaraz.
"Acho que um verdadeiro ponto de virada para mim foi a Austrália, no começo do ano. Eu estava lesionado e não estava realmente pronto para ir lá e jogar, mas passar por três partidas de cinco sets me deu uma confiança física e mental enorme, o que me levou a lugares onde eu nunca havia estado antes", afirmou o britânico.
Draper, de 23 anos, subirá para o quinto lugar no próximo ranking mundial, ultrapassando o sérvio Novak Djokovic.
Mais cedo, Ruud, fez 6-4 e 7-5 em Cerúndolo na primeira semifinal.
Após solicitar atendimento médico logo no início do jogo e receber massagens nas costas, o norueguês se mostrou mais cauteloso, mas acabou quebrando o saque de seu adversário e abriu uma vantagem de 5-4, o que lhe permitiu vencer o primeiro set em 48 minutos.
No segundo set, Cerúndolo fez frente a Ruud a ponto de ter três chances para quebrar o saque do adversário. Mas cinco pontos consecutivos vencidos pelo norueguês colocaram o placar em 6 a 5 contra o argentino, que cedeu seu saque mais tarde.
Ruud é um especialista em quadras de saibro. Ele tem agora 124 vitórias (35 derrotas) nessa superfície, mais do que qualquer outro jogador em atividade no circuito da ATP. (AFP)