O técnico Arthur Elias anunciou, na manhã desta terça-feira, 13, a convocação da seleção brasileira feminina para dois amistosos contra o Japão, ainda neste mês. O destaque da lista é o retorno da craque Marta, de 39 anos, que não esteve presente nos dois jogos contra os Estados Unidos, em abril.
A cearense Fátima Dutra é outra novidade na lista. Com passagens pelo Ceará e pelo futebol português, a jogadora é destaque na Ferroviária e atua como lateral-esquerda, mas pode jogar em funções mais avançadas do mesmo lado. Na atual temporada, são nove partidas, com um gol e uma assistência. O time paulista é o vice-líder do Campeonato Brasileiro Série A1.
As partidas contra as japonesas servirão de preparação para a Copa América feminina, que será realizada no Equador, entre os dias 12 de julho e 2 de agosto. O Brasil está no Grupo B, junto a Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela.
Outra novidade na lista é o retorno de Debinha, que vem assumindo o protagonismo na seleção brasileira feminino. Arthur Elias, por sua vez, chamou 15 atletas que atuam no futebol brasileiro.
“É muito importante essa contribuição dela (Marta) não só dentro do campo, mas para o nosso elenco. A Debinha segue muito bem no clube dela (Kansas City Current), sendo um destaque na liga americana onde atua. É uma atleta que tem uma característica que eu gosto muito”, disse Arthur Elias.
A seleção brasileira enfrenta o Japão no dia 30 de maio, na Neo Química Arena, em São Paulo. Depois, as jogadoras brasileiras irão até Bragança Paulista (SP), onde voltarão a encarar as japonesas no dia 2 de junho, no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques.
Na série de jogos contra os EUA, o Brasil conquistou um feito histórico ao bater as tetracampeãs mundiais na casa das adversárias. Mesmo sem a seis vezes melhor do mundo Marta, a seleção fez 2 a 1 nas norte-americanas, com gols de Kerolin e Amanda Gutierres, em San Jose.
GOLEIRAS
ZAGUEIRAS
LATERAIS
MEIO-CAMPISTAS
ATACANTES