Um confronto que já valeu taça vai definir um dos semifinalistas da Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos. Hoje, a partir das 22 horas (de Fortaleza), Palmeiras e Chelsea, da Inglaterra, medem forças no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pelas quartas de final da competição. Será mais um duelo entre brasileiros e europeus e este com sabor de revanche para o Verdão, que sofre com desfalques.
As duas equipes duelaram na grande final do Mundial de Clubes de 2021 — no formato antigo da competição, a agora chamada de Copa Intercontinental —, em fevereiro de 2022. Os paulistas conseguiram resistir até a prorrogação, mas tomaram gol de pênalti nos minutos finais e acabaram com o vice-campeonato.
O reencontro vale vaga entre as quatro melhores equipes do planeta, para enfrentar Fluminense ou Al-Hilal, da Arábia Saudita, na próxima terça-feira, 8, às 17 horas (de Fortaleza), no MetLife Stadium, em Nova York. Desta vez, o Palmeiras quer despachar os ingleses para seguir nos Estados Unidos em busca de uma nova final.
Para isso, porém, o time de Abel Ferreira precisará superar três baixas importantes no time titular. Além do zagueiro Murilo, que sofreu lesão que o tirou da competição, o Porco tem outros dois desfalques no sistema defensivo: o paraguaio Gustavo Gómez e o uruguaio Piquerez, ambos suspensos.
O posto de Murilo já havia sido ocupado por Bruno Fuchs, que teve atuação segura diante do Botafogo nas oitavas de final. Sem o capitão Gómez, Micael entra na zaga, enquanto Vanderlan assume a lateral esquerda. Sem a dupla, o goleiro Weverton será o único remanescente entre os titulares da decisão do Mundial de 2021.
Paulinho, autor do gol da classificação contra o Glorioso, tem tido a carga controlada nos trabalhos e será opção no banco de reservas. Apesar das críticas, Vitor Roque deve seguir como dono do posto de homem de referência no ataque, levando a melhor na disputa com Flaco López.
Do lado do Chelsea, o técnico Enzo Maresca não terá o meio-campista colombiano Moisés Caicedo, suspenso. Em contrapartida, Nicolas Jackson retorna depois de punição disciplinar. Os Blues também já poderão contar com o reforço do atacante brasileiro João Pedro, contratado nesta semana por R$ 415 milhões junto ao Brighton, também da Inglaterra.
Os europeus apostam as fichas no jovem quatro ofensivo formado pelo português Pedro Neto (25 anos), pelo argentino Enzo Fernández (24 anos) e pelos britânicos Cole Palmer (23 anos) e Liam Delap (22 anos). Hoje adversário, Estêvão, de apenas 18 anos, vai se juntar ao elenco do Chelsea logo após a competição, dando sequência ao projeto do clube inglês de apostar em nomes de qualidade ainda em idade baixa.
Na trajetória até as quartas de final, o Palmeiras empatou com Porto-POR e Inter Miami-EUA e bateu o Al Ahly-EGI, ficando na liderança do Grupo A. Nas oitavas, levou a melhor no duelo brasileiro com o Botafogo. Já o Chelsea venceu Los Angeles FC-EUA e Espérance-TUN e perdeu para o Flamengo, encerrando a primeira fase na segunda posição da chave D. Nas oitavas, goleou o Benfica-POR por 4 a 1 na prorrogação.
Palmeiras
4-3-3: Weverton; Giay, Bruno Fuchs, Micael e Vanderlan; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Mauricio; Estêvão, Allan e Vitor Roque. Téc: Abel Ferreira
Chelsea-ING
4-4-2: Robert Sánchez; Reece James (Malo Gusto), Badiashile, Colwill e Cucurella; Chalobah, Lavia (Dewsbury-Hall), Enzo Fernández e Palmer; Pedro Neto e Delap. Téc: Enzo Maresca
Local: Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA)
Data: 4/7/2025
Horário: 22 horas (de Fortaleza)
Árbitro: Alireza Faghani-AUS
Assistentes: Anton Shchetinin-AUS e Ashley Beecham-AUS
Transmissão: TV Globo, sportv, CazéTV e DAZN