No período sem jogos forçado pelo Mundial de Clubes, foram quase 30 dias de pit stop no Pici. Tempo suficiente para o Fortaleza respirar, trocar peças, recalibrar o time e olhar com atenção para o retrovisor em busca do que não funcionou no primeiro semestre. Agora, com o motor ligado e o cronômetro em contagem regressiva, o Fortaleza terá um difícil teste de pista logo na retomada.
O Tricolor passou o período longe dos jogos oficiais, mas em movimento nos bastidores: treinos em dois períodos, novas adições ao plantel e busca por soluções dentro do próprio elenco. Quem também foi mantido foi o "piloto" Juan Pablo Vojvoda, que deve renovar suas ideias de jogo para o novo split a fim de encontrar o impulso certo para a largada.
Depois de um primeiro turno travado por eliminações, derrapagens e uma incômoda zona de rebaixamento na Série A, o Fortaleza volta à pista das competições brasileiras nesta quarta-feira, 9. Hoje, às 21h30min, o time encara o Bahia, na Arena Fonte Nova em confronto eliminatório nas quartas de final da Copa do Nordeste.
O adversário chega em boa fase e encerrou o período pré-pausa vencendo o RB Bragantino por 3 a 0. Sob o comando de Rogério Ceni, ex-técnico do Fortaleza, o Bahia jogará em casa, com o apoio de mais de 30 mil torcedores, enquanto o Leão aposta na intertemporada como combustível para reanimar a competitividade e na mística de Vojvoda — que nunca ficou de fora das semifinais do torneio desde que chegou ao clube.
Durante a pausa, o Fortaleza acertou as contratações do ponta José "Tucu" Herrera e do atacante Adam Bareiro, além do retorno de Ryan Guilherme, que estava emprestado. Contudo, o trio só pode estrear no Clássico-Rei de domingo, caso sejam registrados a tempo no Boletim Informativo Diário (BID) — posto que a janela de transferências abre oficialmente na quinta-feira, 10.
Como novidade na equipe, o time de Vojvoda pode ter a estreia do meio-campista Matheus Pereira, que também está entre os reforços, mas chegou antes do fim do período de inscrições da Copa do Nordeste, no início de junho, e já está registrado no BID. Antes das férias, o meia foi relacionado contra o Santos-SP, na Série A, mas não entrou em campo.
Se o “pit stop” do Fortaleza foi corrido para trocar as peças, o Bahia viveu uma corrida tão tranquila no primeiro semestre que nem sequer passou pelos "boxes". O elenco é o mesmo, sem nenhuma chegada e nenhuma saída. O clube anunciou a renovação do meia Jota, do treinador Rogério Ceni e a compra de Kayky, emprestado pelo Manchester City.
Para o confronto, o Bahia tem dois desfalques: o zagueiro Kanu, com um problema no tendão de Aquiles, e o volante Erick, que lesionou o músculo da coxa direita. Por sua vez, o Fortaleza não contará com o atacante Moisés, que está no departamento médico há quase três meses. O zagueiro David Luiz e o lateral-esquerdo Bruno Pacheco também estão fora por lesão, enquanto o volante Zé Wellison não foi relacionado por opção técnica. Com isso, Lucas Sasha, que negocia saída para o Athletico-PR, tem grandes chances de ser titular.
A disputa conta ainda com o corriqueiro bom duelo entre dois dos treinadores mais longevos do futebol brasileiros. Em sete jogos disputados entre eles, foram dois empates, duas vitórias de Vojvoda e três de Rogério Ceni. O Bahia jamais foi eliminado pelo Fortaleza em uma fase eliminatória do Nordestão, mas não vence o adversário na competição desde 2019.
4-3-3: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir (Cauly), Erick Pulga e Willian José. Tec: Rogério Ceni
Fortaleza
4-4-2: João Ricardo; Brítez (Tinga), Kuscevic, Gustavo Mancha e Mancuso; Lucas Sasha, Rossetto (Matheus Pereira), Martínez e Pochettino; Breno Lopes e Lucero (Deyverson). Tec: Juan Pablo Vojvoda
Data: Quarta-feira, 9/7/2025
Horário: 21h30min (de Fortaleza)
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Árbitro: Antonio Dib Moraes
Assistentes: Marcio Iglesias e Mauro Cezar Evangelista
Transmissão: ESPN (TV fechada) e Premiere (pay-per-view) e