Logo O POVO+
Na retomada dos jogos, Ceará reencontra Sport por vaga na semifinal do Nordestão
Esportes

Na retomada dos jogos, Ceará reencontra Sport por vaga na semifinal do Nordestão

Após mais de um mês de pausa, Alvinegro visita o Rubro-Negro nesta quarta-feira, 9, em reedição das quartas de final da temporada passada
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Léo Condé, técnico do Ceará (Foto: Felipe Santos / Ceará SC)
Foto: Felipe Santos / Ceará SC Léo Condé, técnico do Ceará

Rivais nas finais de 2014 e 2023, Ceará e Sport-PE voltam a medir forças na Copa do Nordeste, agora pelas quartas de final. Hoje, a partir das 21h30min, na Ilha do Retiro, no Recife (PE), o Vovô reencontra o Rubro-Negro na retomada do calendário de jogos e quer garantir presença entre os quatro melhores do torneio.

Tanto o Leão da Ilha quanto o Alvinegro tiveram mais de um mês sem partidas, já que as principais competições do País foram paralisadas em meio à disputa da Copa do Mundo de Clubes. Os pernambucanos jogaram pela última vez em 1º de junho, contra o Mirassol-SP, pela Série A, enquanto os cearenses atuaram no dia 7 do mesmo mês, diante do Sampaio Corrêa-MA, pelo Nordestão.

Depois de cerca de 15 dias de férias e duas semanas de treinos, o time de Porangabuçu ganhou tempo para contar com os retornos de Matheus Bahia, Richardson e Aylon, que estavam lesionados e voltam a estar à disposição de Léo Condé. O lateral-esquerdo retorna como titular, e o volante disputa vaga com Fernando Sobral. Já o atacante será opção no banco de reservas.

O Sport, por sua vez, aproveitou o intervalo no calendário para uma reformulação profunda, já que é o lanterna do Brasileirão, ainda sem vencer em 11 jogos. O time do Recife demitiu o técnico português António Oliveira e contratou o ex-volante Daniel Paulista, ídolo do clube como jogador. Cinco jogadores foram afastados e outros cinco deixaram o clube, ou por fim de contrato ou por empréstimo.

Ao contrário do Ceará, que ainda não contratou jogadores neste meio de ano, o Rubro-Negro tem três caras novas no elenco — entre eles, Pedro Augusto, ex-Fortaleza —, mas que não poderão jogar porque o prazo de inscrições da Copa do Nordeste se encerrou em junho. Alguns nomes da base foram agregados ao grupo, e o centroavante Gonçalo Paciência se recuperou de lesão. Por outro lado, o lateral-direito Hereda e o atacante Pablo devem ser desfalques.

Tricampeão do Nordestão, o Ceará almeja a Orelhuda pela quarta vez depois de encerrar a primeira fase na terceira posição do Grupo B, com 13 pontos — quatro vitórias, um empate e duas derrotas em sete partidas. O Sport, por sua vez, foi o vice-líder da chave A, com 12 pontos, somando quatro triunfos e três reveses.

"Será um jogo diferente, classificatório. Independentemente do momento que eles vivem no Campeonato Brasileiro, a competição é diferente, os jogadores são outros, a competição é outra, então não dá para tirar muita coisa. Temos que ir preparados para o jogo mais difícil e procurar buscar as oportunidades para que possa vencer lá", avaliou o zagueiro Marllon, do Vovô.

Os caminhos de alvinegros e rubro-negros, aliás, costumam se cruzar. De 2023 para cá foram oito duelos, entre Copa do Nordeste, Série B e Série A. Em 2023, quando fizeram a decisão do torneio regional, foram cinco embates.

Na atual temporada, os rivais nordestinos já mediram forças no Brasileirão, em maio, e o Vovô levou a melhor no Castelão: vitória por 2 a 0, com gols de Mugni e Galeano. Com o embate de hoje e mais um pelo returno da Série A, serão três clássicos regionais em 2025.

Este será o terceiro enfrentamento entre o Alvinegro e o Leão no mata-mata da Lampions League. Nas finais, uma taça para cada lado: o Sport faturou em 2014, em plena Arena Castelão, e o Ceará fez a festa na Ilha do Retiro em 2023. Já no ano passado, os pernambucanos eliminaram a equipe de Porangabuçu nas quartas de final, com triunfo por 2 a 1, em casa. É a chance, portanto, de uma revanche do Vovô.

Na semifinal, o vencedor do confronto na Ilha vai encarar o classificado de Bahia x Fortaleza, que se enfrentam no mesmo horário, na Fonte Nova, em Salvador (BA).

Sport x Ceará: ficha técnica

Sport

4-4-2: Caíque França; Matheus Alexandre, João Silva, Rafael Thyere e Igor Cariús; Rivera, Zé Lucas, Sérgio Oliveira e Lucas Lima; Gonçalo Paciência e Barletta. Téc: Daniel Paulista

Ceará

4-3-3: Fernando Miguel; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Fernando Sobral (Richardson), Dieguinho e Mugni; Pedro Henrique, Pedro Raul e Galeano. Téc: Léo Condé

Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Data: 9/7/2025
Horário: 21h30min
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho/PB
Assistentes: Luis Filipe Gonçalves Correa/PB e Schumacher Marques Gomes/PB
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro/RN
Transmissão: TV Jangadeiro, Premiere, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO e Esportes O POVO

O que você achou desse conteúdo?