Depois de 1.064 dias, o Clássico-Rei está de volta à principal vitrine do futebol brasileiro. Com tabu em jogo e a necessidade de voltar a vencer na Série A, Fortaleza e Ceará medem forças hoje, a partir das 20h30min, na Arena Castelão, na Capital, pela 13ª rodada da competição.
É o primeiro compromisso das equipes pelo Brasileirão na retomada do calendário das principais competições nacionais, que fora paralisado em razão da Copa do Mundo de Clubes. O Vovô foi derrotado por Atlético-MG e Botafogo antes da pausa e caiu para a 12ª posição. Já o Leão, que venceu apenas dois jogos em 12, amarga sequência de quatro reveses na elite e está na zona de rebaixamento, em 18º.
O embate diante do maior rival, portanto, é, para ambos, a oportunidade de elevar o moral e subir na classificação. No encontro mais recente pela Série A, em 14 de agosto de 2022, houve triunfo tricolor: 1 a 0, com gol de Moisés. Desde então, em 12 confronto, foram seis vitórias alvinegras, cinco empate e apenas um triunfo do time do Pici. A equipe de Porangabuçu ostenta invencibilidade nos oito clássicos mais recentes e quer ampliar a marca.
Três destes duelos foram já em 2025, todos pelo Campeonato Cearense, do qual o Ceará se sagrou bicampeão. Foram mais de 130 mil torcedores na Arena Castelão e R$ 3,8 milhões em renda nos Clássicos-Rei, que reserva expectativa sobre a presença de público hoje. Mais de 26 mil pessoas já confirmaram presença no Gigante da Boa Vista para o reencontro no Brasileirão.
Da última vez em que os rivais mediram forças na divisão de elite, 12 jogadores dos atuais elencos estavam presentes — seja pelo time de agora ou pelo rival. Fernando Miguel, João Ricardo e Bruno Pacheco estavam no lado oposto naquela ocasião e vão reencontrar a ex-equipe mais uma vez. Há também aqueles que saíram e voltaram, como Moisés, autor do único gol da partida, Fernando Sobral e Marcos Victor.
Mandante do jogo, o Fortaleza quer encerrar o tabu incômodo diante do arquirrival e deixar o Z-4. No meio de semana, o Leão foi eliminado da Copa do Nordeste pelo Bahia, mas mostrou pontos positivos depois de um péssimo primeiro semestre. Entre as novidades, a atuação do meio-campista Matheus Pereira, que estreou com gol e quer sair vitorioso do primeiro Clássico-Rei.
"Não só o torcedor está insatisfeito. Nós, jogadores, também, temos consciência da situação que estamos", reconhece o camisa 5. "Temos que entrar muito bem mentalmente, concentrados naquilo que temos que fazer, qual é o nosso objetivo. E, como eu venho dizendo, nosso objetivo é sempre ganhar. Somos o Fortaleza. Essa camisa é muito pesada no futebol brasileiro", completa.
O técnico Juan Pablo Vojvoda, um dos tantos estrangeiros envolvidos no duelo, não deverá contar com Bruno Pacheco, David Luiz e Moisés, todos entregues ao departamento médico. O recém-contratado Jose Herrera foi regularizado e está à disposição, mas Adam Bareiro ainda não. O comandante argentino pode optar por retomar o 3-5-2, dando mais liberdade aos alas e fortalecendo o meio-campo.
Já o Ceará, que avançou para a semifinal do Nordestão ao despachar o Sport, nos pênaltis, tem o recorte recente diante do maior rival como trunfo e quer voltar a figurar entre os dez primeiros colocados da Série A, sem se colocar no posto de favorito devido ao mau momento do Fortaleza.
"Nunca tem zebra em um clássico, nem aqui e nem no lado de lá. Nunca tem favorito", alerta o volante Fernando Sobral, experiente no confronto. "Clássico é um jogo que todo mundo para para assistir, não só aqui no Estado, mas no Nordeste todo. O País inteiro gosta do clássico, do que as torcidas proporcionam nas arquibancadas. Sou um cara privilegiado de ter mais vitórias do que derrotas e espero aumentar", aponta.
A única baixa para o técnico Léo Condé é o zagueiro Luiz Otávio, que segue período de recuperação após cirurgia no joelho. A tendência é que o treinador siga o padrão de repetir a escalação da equipe, inclusive com a permanência de Bruno Ferreira no gol. O arqueiro foi surpresa diante do Sport, já que Fernando Miguel vinha sendo titular, e defendeu uma cobrança na disputa decisiva.
Fortaleza
3-5-2: João Ricardo; Brítez, Kuscevic e Gustavo Mancha; Mancuso, Lucas Sasha, Matheus Pereira, Pochettino e Diogo Barbosa; Marinho (Breno Lopes) e Deyverson. Téc: Juan Pablo Vojvoda
Ceará
4-3-3: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Fernando Sobral, Dieguinho e Mugni; Pedro Henrique, Pedro Raul e Galeano. Téc: Léo Condé
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 13/7/2025
Horário: 20h30min (horário de Fortaleza)
Árbitro: Raphael Claus-Fifa/SP
Assistentes: Alex Ang Ribeiro-Fifa/SP e Anne Kesy Gomes de Sá-Fifa/SA
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira/SC
Transmissão: Premiere, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO e Esportes O POVO