Logo O POVO+
Sexto na Série C, Floresta está a dois pontos da média histórica para fugir da queda
Esportes

Sexto na Série C, Floresta está a dois pontos da média histórica para fugir da queda

Desde que a terceira divisão adotou a primeira fase com 19 jogos e um grupo único, a média de pontos para não ser rebaixado é de 21
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Floresta venceu o Ypiranga na rodada passada (Foto: Kely Pereira/Floresta EC)
Foto: Kely Pereira/Floresta EC O Floresta venceu o Ypiranga na rodada passada

O Floresta faz uma campanha história na Série C de 2025. Após um mau início com somente um ponto nas três primeiras rodadas, a equipe comandada por Leston Júnior reagiu no campeonato e é atual sexta colocada no torneio — dentro da zona de classificação para a segunda fase.

Com 19 pontos em 12 rodadas, a equipe cearense igualou sua pontuação total da edição 2024 do torneio, tendo ainda sete jogos a serem disputados. Desde que a terceira divisão adotou a primeira fase com 19 jogos e um grupo único, a média de pontos para não ser rebaixado é de 21, deixando o Lobo da Vila Manoel Sátiro a uma vitória da permanência.

Para igualar as melhores pontuações da equipe cearense na Série C, será necessário mais uma vitória e um empate, uma vez que nos anos de 2022 e 2023, o time alcançou os 23 pontos.

No torneio nacional, o Verdão se destaca pela consistência defensiva, sendo o terceiro time, empatado com a Ponte Preta-SP, que menos sofreu gols no torneio. Foram nove. A postura cautelosa, a linha de cinco atletas na defesa e ideia de jogar em transição são alguns dos fatores que auxiliam na consistência.

Se a defesa vai bem, o ataque não engrenou. Com nove tentos anotados, a equipe tem média inferior a um por partida pode ser preocupante. A falta de efetividade também tem a ver com a não existência de um nome de referência no ataque.

A artilharia da equipe é dividida por três jogadores: Ícaro, Matheus Ludke e Ruan, com somente o último atleta sendo um jogador de ataque. Isso ocorre devido à forte bola aérea da equipe cearense, responsável pela maior parte dos gols anotados pelo Lobo da Vila. Como exemplo, três dos últimos cinco gols anotados pela equipe surgiram de bola aérea e foram anotados por defensores.

O fator casa também é outro grande trunfo do Floresta. Na Série C, a equipe tem somente uma derrota no estádio Domingão, em Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza), datada da segunda rodada do certame. Desde então, foram cinco jogos como mandante, com quatro vitórias e apenas um empate.

Fora de casa os números são piores, tendo somente uma vitória, contra o Botafogo-PB, na quinta rodada. Mesmo assim, os empates por 0 a 0 nas partidas contra Ituano-SP e Náutico-PE, times que estão no G-8 do campeonato, mostram a capacidade do Lobo da Vila em conseguir pontos fora de casa.

O próximo duelo do Verdão ocorre neste sábado, 19, às 17h30min, contra a Ponte Preta, atual segunda colocada da competição, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Em caso de vitória, o time cearense pode subir para a terceira colocação na tabela.

Mesmo com a manutenção na Série C próxima, o objetivo da equipe é terminar a primeira fase no G-8 e brigar pelo acesso na segunda fase. Desde que o atual formato foi aplicado na terceira divisão, a média de pontos para avançar de fase é de 28.

 


O que você achou desse conteúdo?