Após uma frustrante derrota para o Corinthians, o Ceará tentará recuperar os pontos perdidos fora de casa, contra o Internacional, em partida que acontece neste domingo, 20, às 11 horas, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Para o Alvinegro de Porangabuçu, retomar uma vaga no G-10 passa por vencer o Colorado.
No cenário atual, o Vovô é exatamente o 11º colocado da tabela de classificação, com 18 pontos, e pode se aproximar do G-6 em caso de vitória. Além do desafio natural de enfrentar o Internacional em seus domínios, o time comandado por Léo Condé também terá que superar o fato de ainda não ter vencido fora da capital cearense no Brasileirão deste ano.
A única vitória como visitante no torneio ocorreu no Clássico-Rei contra o Fortaleza, na Arena Castelão. Nos demais jogos nessa condição, foram três derrotas e dois empates. Sobre essa questão, o atacante Pedro Henrique – que defendeu o Colorado entre 2022 e 2024 – ressaltou que o elenco alvinegro precisa “acertar detalhes” e “minimizar os erros” em jogos deste porte.
"Temos que saber jogar as partidas fora de casa. Em alguns momentos, fizemos grandes partidas, mas faltou um detalhe para conseguir o resultado positivo. Temos que acertar esses detalhes, ter vigilância, minimizar os erros. É o detalhe, né? Se são detalhes, então está perto de a gente ajustar. O futebol é momento. O calendário exige isso: não empolgar muito quando ganhar e saber que, quando perder, foi por detalhes que poderia ter conseguido um resultado melhor”, comentou o atacante do Ceará em coletiva.
Para a partida, o técnico Léo Condé terá um desfalque de peso: o meio-campista Lucas Mugni, titular absoluto do Vovô. O argentino levou o terceiro cartão amarelo contra o Corinthians e cumpre suspensão automática. Lourenço deve ser seu substituto. Por outro lado, o comandante conta com os importantes retornos do artilheiro Pedro Raul e do próprio Pedro Henrique, que estavam suspensos na rodada passada.
Adversário do Ceará, o Internacional não vive boa fase no Campeonato Brasileiro. Nos últimos sete jogos pelo certame, o Colorado venceu apenas um duelo. Nos demais, amargou quatro derrotas e dois empates. Na tabela, o time gaúcho está próximo do Z-4, com 14 pontos, somente dois a mais que o Vitória, que é o primeiro clube a compor a zona de rebaixamento.
Ou seja, a depender de uma combinação de resultados, o Inter pode acabar a rodada dentro da zona de rebaixamento, cenário que aumenta a pressão por uma vitória sobre o Ceará. Para o duelo, o técnico Roger Machado contará com o retorno do lateral-esquerdo Bernabei, recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda. Quem também fica à disposição é o meio-campista Ronaldo, após cumprir suspensão.
Em relação ao retrospecto entre as equipes, o recorte recente não é favorável ao Ceará. A última vitória do Vovô sobre o Inter foi no Brasileirão de 2019 — desde então, foram seis partidas, com três triunfos do Colorado e três empates. Em números gerais, existe equilíbrio: em 26 encontros, o time gaúcho venceu nove vezes, enquanto o cearense, oito.
Internacional
4-5-1: Rochet; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Thiago Maia, Bruno Henrique, Wesley, Alan Patrick e Carbonero; Borré. Téc: Roger Machado
Ceará
4-3-3: Bruno Ferreira; Fabiano, Marllon, William Machado e Matheus Bahia; Dieguinho, Sobral e Lourenço; Galeano, Pedro Raul e Pedro Henrique. Téc: Léo Condé
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 20/7/2025
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Victor Hugo Imazu (PR) e Anne Kesy Gomes de Sá (AM)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Transmissão: Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, Youtube O POVO e Esportes O POVO, e Premiere