Logo O POVO+
Ferroviário tem semana livre antes de primeiro jogo pelo mata-mata da Série D
Esportes

Ferroviário tem semana livre antes de primeiro jogo pelo mata-mata da Série D

O adversário da equipe cearense será o ASA-AL, que foi líder do grupo A4 somando 31 pontos em 14 partidas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Empate com o Central garantiu vaga ao Ferrão (Foto: Lenilson Santos/Ferroviário)
Foto: Lenilson Santos/Ferroviário Empate com o Central garantiu vaga ao Ferrão

O Ferroviário terá a semana livre para treinar antes do primeiro jogo do mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro. Em partida ainda sem dia e horário definido, o Tubarão da Barra receberá o ASA-AL, no fim de semana dos dias 2 e 3 de agosto, no estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza.

A equipe coral obteve a classificação para a fase eliminatória da quarta divisão apenas na última rodada da fase de grupos, quando segurou o então líder Central-PE em um empate em 0 a 0 e contou com a derrota do Horizonte para o América-RN.

Assim, o Ferrão se classificou na quarta colocação, oito pontos atrás do terceiro, justamente o Central-PE e a a nove do líder América-RN e do vice Santa Cruz-PE. A distância para as duas equipes citadas evidencia a irregularidade que acompanhou o time cearense durante as 14 partidas no grupo A3.

O Tubarão da Barra venceu somente um de sete jogos fora de casa — um decisivo 2 a 0 sobre o Santa Cruz-RN na penúltima rodada da primeira fase. Assim, o PV foi a principal arma do Ferroviário na temporada, estando invicto como mandante na Série D.

A invencibilidade, contudo, precisa ser contextualizada. Dos sete jogos em Fortaleza, o Ferrão empatou três, todos eles nas rodadas finais do certame. Entre os adversários da sequência, estão o penúltimo colocado Treze-PB e o lanterna Sousa-PB.

Tiago Zorro, então treinador coral, foi dispensado a dois jogos do fim, dando lugar ao experiente Marcelo Villar. O técnico cearense fez quatro pontos nos últimos dois jogos e conseguiu classificar a equipe coral para o mata-mata.

"Era uma situação complicada, porque a gente sentiu o moral do grupo um pouco abatido, mas eu também vi que o time fez boas partidas, oscilou, então tinha condição, e eu mostrei para eles que a gente tinha condições. Algumas partidas os resultados não vieram, sendo decididas no detalhe, e aí a gente tinha que estar atento a esses detalhes, a gente trabalhou muito isso, para que o time fosse consciente, fosse equilibrado", disse o técnico do Ferroviário após o jogo contra o Central.

"Em uma competição como essa, você tem que ser equilibrado, não pode se expor. Enfrentávamos hoje a equipe que estava na liderança do grupo, com uma excelente campanha e nós sabíamos que o jogo ia ser difícil e, ao mesmo tempo, a gente tinha que estar atento aqui e no jogo do Horizonte, lá em Natal", complementou.

O adversário da primeira fase do mata-mata é o ASA de Arapiraca, vice-campeão alagoano e líder do grupo A4 da Série D. No campeonato nacional, o Fantasma foi derrotado somente uma vez, perdendo para o Barcelona de Ilhéus por 1 a 0 na 9ª rodada.

O elenco da equipe alagoana conta com nomes experientes, como Júnior Viçosa, que já marcou oito gols no ano e é o artilheiro da equipe, e Marcelo Toscano, principal jogador da equipe na Série D. Além dos nomes com rodagem na Série A, o atacante Iarley, que pertence ao Fortaleza, é uma opção para o treinador Ranielle Ribeiro.

O que você achou desse conteúdo?