O dia mais movimentado na ida das oitavas de final da Copa do Brasil será nesta quarta-feira, 30, quando cinco dos oito confrontos serão realizados. Seis campeões entram em campo, com direito a dois duelos entre eles.
Por estarem nas oitavas de final, cada time garantiu R$ 3,638 milhões e, quem avançar, ganha mais R$ 4,74 milhões. Os jogos de volta estão agendados para a próxima semana e, em caso de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis.
O maior campeão da Copa do Brasil é o Cruzeiro-MG, com seis títulos, sendo o mais recente em 2018, quando superou o Corinthians-SP na final. Às 19h30min, os mineiros fazem o primeiro duelo com a zebra CRB-AL no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Além de defender o topo da lista, o Cruzeiro chega em excelente momento na temporada, brigando também pela liderança do Brasileirão. Entretanto, precisa se reabilitar após inesperada derrota em casa para o Ceará, por 2 a 1, que o fez perder a ponta para o Flamengo. Já o CRB chegou às oitavas de final pela terceira vez e tenta superar sua melhor campanha.
No mesmo horário, Bahia e Retrô-PE fazem um duelo nordestino na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O time da casa já chegou diversas vezes às quartas de final e quer repetir o feito nesta edição. Os baianos estão fazendo campanha de destaque no Brasileirão, integrando o G-4, e chegam como francos favoritos. Os pernambucanos, algozes do Fortaleza, estão na penúltima posição dentro da Série C, correndo risco de queda.
Um pouco antes, às 19 horas, outro campeão entra em campo. O Vasco da Gama-RJ, que levantou seu único título em 2011, visita o CSA-AL no Rei Pelé, em Maceió (AL). O time cruzmaltino, comandado por Fernando Diniz, ainda tenta emplacar boa sequência após a pausa da temporada e uma vitória fora de casa pode recuperar a confiança. Os alagoanos tentam repetir sua melhor campanha, de 1992, quando chegaram às quartas de final.
Os dois duelos das 21h30min reúnem quatro campeões. Internacional-RS e Fluminense-RJ fazem o primeiro jogo no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Os gaúchos foram campeões em 1992 e foram vice mais recentemente, em 2019. Já os cariocas, campeões em 2007, voltaram às semifinais em 2022.
Além de campeões, Corinthians-SP e Palmeiras-SP protagonizam também um dos maiores clássicos do País na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). Os donos da casa possuem três títulos (1995, 2002 e 2009), enquanto o rival é tetracampeão (1998, 2012, 2015 e 2020).
Na quinta-feira vão acontecer dois jogos. O São Paulo, em recuperação no Brasileiro, recebe no Morumbi o Ahtletico-PR, com campanha irregular na Série B. No Maracanã, o pentacampeão Flamengo enfrenta o Atlético-MG, repetindo o jogo do último domingo, vencido pelos cariocas por 1 a 0. O Menga levantou a taça em 2024.
QUARTA-FEIRA
CSA-AL x Vasco - 19 horas
Bahia x Retrô-PE - 19h30min
Cruzeiro x CRB-AL - 19h30min
Internacional x Fluminense - 21h30min
Corinthians x Palmeiras - 21h30min
QUINTA-FEIRA
São Paulo x Athletico-PR - 19h30min
Flamengo x Atlético-MG - 21h30min