Logo O POVO+
MP cumpre mandado contra jogador suspeito de manipular jogo da Série C do Cearense
Esportes

MP cumpre mandado contra jogador suspeito de manipular jogo da Série C do Cearense

A Operação "Campo Minado" teve início após a Federação Cearense de Futebol (FCF) denunciar o caso, em jogo da Terceirona do Estadual do ano passado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Bola da Copa do Nordeste 2025 no gramado (Foto: Lucas Emanuel/FCF)
Foto: Lucas Emanuel/FCF Bola da Copa do Nordeste 2025 no gramado

Um mandado de busca e apreensão contra um jogador suspeito de manipular o resultado de um jogo da Série C do Campeonato Cearense de 2024 foi cumprido nessa quarta-feira, 30, pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).

Segundo o MPCE, a ação, realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), com apoio da Polícia Civil, apreendeu um aparelho celular. O órgão não revela qual o jogo, mas o Esportes O POVO apurou que trata-se de Itarema x Tianguá, pela Terceirona do Estadual. O jogador Ewerton da Silva Souza, que defendia o mandante, cometeu erro bizarro em um dos gols, o que deflagou a investigação.

A Operação “Campo Minado” teve início após a Federação Cearense de Futebol (FCF) denunciar o caso. Na ocasião, a entidade teria recebido relatórios técnicos de uma empresa especializada no monitoramento de integridade esportiva que apontavam padrões de apostas altamente suspeitos.

Conforme o relatório, ainda no primeiro tempo da partida investigada, os apostadores teriam focado especificamente em previsões de derrota da equipe em que o suspeito jogava. Já o lance suspeito teria acontecido próximo ao fim do duelo, enquanto o placar ainda marcava 0 a 0.

No momento, o lance em questão causou indignação nos companheiros de equipe do suspeito, que chegaram a cogitar deixar o campo em protesto. Após a partida, o árbitro do embate relatou o acontecido no Relatório de Jogo (RDJ).

Em outubro do ano passado, o ex-atleta do Itarema, Ewerton da Silva Souza, foi punido pela Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF) por envolvimento em manipulação de resultado.

Já no mês seguinte, a mesma comissão aumentou a pena de 270 para 330 dias de suspensão e R$ 50 mil de multa. A mudança ocorreu após a diretoria jurídica da Federação Cearense de Futebol (FCF) recorrer à decisão inicial do TJDF.

“A decisão reafirma o compromisso da FCF com a integridade esportiva e o combate a práticas ilícitas que comprometam a integridade do futebol cearense”, declararam os advogados da FCF, Eugênio e Leandro Vasques.

Relembre o caso

O jogo aconteceu no dia 15 de julho, no Estádio Almir Dutra, entre Itarema e Tianguá. Na ocasião, no fim do primeiro tempo, Ewerton perdeu a bola na intermediária duas vezes consecutivas, o que acabou resultando no gol do time adversário. A forma estranha como o lance aconteceu levantou a suspeita de que o atleta estaria envolvido em manipulação de resultado.

A situação causou uma revolta geral entre os atletas do Itarema, que tentaram agredir Ewerton e ameaçaram abandonar a partida. O treinador da equipe substituiu o camisa 8 e o confronto, válido pela quinta rodada, seguiu. No fim, o Tianguá venceu por 2 a 0.

Após o término do jogo, o Itarema anunciou a rescisão de contrato com Ewerton. Na época, a SportRadar, empresa responsável por monitorar lances suspeitos de manipulação, entrou em contato com a Federação Cearense de Futebol relatando o fato ocorrido. A entidade encaminhou o caso ao Ministério Público.

O que você achou desse conteúdo?