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Bortoleto termina GP da Hungria em sexto, melhor posição dele na Fórmula 1
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Bortoleto termina GP da Hungria em sexto, melhor posição dele na Fórmula 1

Na disputa pelo título Norris segura Piastri e vence corrida, diminuindo vantagem do companheiro de equipe no Mundial de Pilotos
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A Sauber de Bortoleto, logo atrás da Mercedes de Russell (Foto: Attila KISBENEDEK / AFP)
Foto: Attila KISBENEDEK / AFP A Sauber de Bortoleto, logo atrás da Mercedes de Russell

Após receber a bandeirada em 8º, na Áustria, e em 9º, na Bélgica, Gabriel Bortoleto chegou na 6ª posição no GP da Hungria, neste domingo, 3, no circuito de Hungaroring, na Hungria, e teve seu melhor desempenho após 14 provas na principal categoria do automobilismo — foi a segunda etapa seguida em que ele alcançou a zona de pontuação.

Com o resultado, o piloto da Sauber somou mais 8 pontos no Mundial e chegou a 14, superando Yuki Tsunoda e Oliver Bearman na tabela. De quebra, o brasileiro foi eleito o melhor piloto da corrida.

O pole position Charles Leclerc bem que tentou atrapalhar a festa da McLaren, mas Oscar Piastri e Lando Norris mais uma vez chegaram às voltas finais duelando pelo primeiro lugar. O britânico conseguiu segurar o líder do Mundial e alcançou sua nona vitória na Fórmula 1. Norris também reduziu para nove pontos a vantagem do companheiro no Mundial de Pilotos (284 a 275). George Russell, da Mercedes, completou o pódio.

Em uma pista estreita, que possibilita raras ultrapassagens, a largada foi emocionante. Pole position, Charles Leclerc estava atento e se manteve à frente das McLarens, que têm se mostrado mais rápidas na temporada. Piastri se segurou no segundo posto, mas Lando Norris perdeu posições para George Russell e Fernando Alonso — conseguiu recuperar um posto ao superar o espanhol no quarto giro.

Após largar em sétimo lugar, Bortoleto ganhou a posição de Lance Stroll e pulou para sexto.

Os pilotos que ocupavam o top 10 iniciaram as trocas de pneus a partir da 18ª das 70 voltas da prova. Sem fazer seu pit stop, Norris assumiu a liderança, seguido por Leclerc, Piastri, Alonso, Russell e Bortoleto, cuja estratégia de uma parada o fazia perder rendimento.

Na frente, Piastri se aproximava de Leclerc, 1s6 atrás, e o piloto da Ferrari discutia com seu engenheiro, insatisfeito com a estratégia de uma parada.

Os pilotos que apostaram em um pit stop foram para os boxes a partir da 40ª volta. Piastri aproveitou a parada de Leclerc para assumir a liderança da prova, sendo superado por Norris quando foi por pit, a 23 voltas do fim.

O líder do Mundial retornou em terceiro, mas quatro voltas depois ultrapassou Leclerc - restringindo a briga pela vitória novamente entre os carros da McLaren. O piloto da Ferrari não escondeu a frustração no rádio.

A cinco voltas do fim, Piastri passou a atacar Norris na briga pela vitória. Na última volta, o australiano chegou a mergulhar para ultrapassar o companheiro de equipe, mas travou a roda e precisou se contentar com o segundo posto.

Já Leclerc viu sua frustração aumentar ao não ter carro suficiente para segurar Russell, caindo para quarto.

Após três semanas de pausa, a Fórmula 1 retorna no GP da Holanda, a 15ª etapa da temporada, entre 29 a 31 de agosto.

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