Com o apoio das arquibancadas de um Castelão lotado, o Ceará empatou em 1 a 1 com o líder Flamengo-RJ na noite de ontem, em jogo da 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Vovô saiu atrás após o Rubro-Negro marcar com Arrascaeta, mas arrancou a igualdade com o faro de gol de Pedro Raul.
Antes da bola rolar, o meia-atacante Vina ainda foi apresentado aos mais de 57 mil torcedores presentes no Gigante da Boa Vista. Na ação, o jogador agitou as arquibancadas saudando os alvinegros.
Em campo, enfrentando um dos melhores elencos do País, o time cearense tinha a clara estratégia de anular os pontos fortes dos cariocas para tentar fazer um jogo sólido sem correr grandes riscos — postura semelhante à da excepcional vitória sobre o então líder Cruzeiro-MG, na rodada passada, no Mineirão.
No entanto, o que se viu em campo no primeiro tempo foi um Flamengo cada vez mais dono das ações. Aos 10 minutos, Plata arriscou o primeiro chute perigoso, defendido por Bruno Ferreira. Depois disso, Bruno Henrique, Arrascaeta e Samuel Lino também levaram perigo à meta adversária.
Com a pressão rubro-negra se intensificando, o gol saiu aos 36 minutos em uma bela jogada coletiva. Léo Ortiz, com lançamento preciso, encontrou Plata dentro da área e o equatoriano escorou de cabeça para Arrascaeta, que chegou livre e finalizou de primeira para abrir o placar.
Do outro lado, o Ceará tentou responder apostando nos contra-ataques, especialmente pelo lado direito com Pedro Henrique. A equipe conseguiu algumas finalizações, mas pecava na tomada de decisão no último passe. É importante destacar que o Ceará não fez um mau primeiro tempo — dentro de sua proposta e limitações, conseguiu competir contra um time mais forte. No entanto, a superioridade técnica do Flamengo foi determinante.
Na volta para a etapa final, o Rubro-Negro seguiu com a posse de bola e levou perigo aos oito minutos com Samuel Lino. No lance, Saúl, que entrou no intervalo substituindo Arrascaeta, acertou bom passe para o ponta finalizar no canto de Bruno Ferreira. O goleiro, por sua vez, fez intervenção segura.
Em resposta, o Vovô carimbou o travessão com Mugni, que recebeu cruzamento e cabeceou sozinho. No rebote, Aylon tentou novo chute, mas o goleiro Rossi defendeu. Com um jogo mais aberto e movimentado, ambos os times começaram a assustar.
De chegada em chegada, o Alvinegro viu a oportunidade nascer. E aproveitou. Em cobrança de escanteio aos 22 minutos, Mugni bateu bem e Pedro Raul subiu mais alto, aproveitando saída atabalhoada de Rossi, estufando as redes e igualando o placar no Castelão.
Após o tento de empate cearense, o panorama da partida ficou bem nítido com um Flamengo tentando achar espaços para atacar e um Ceará consciente de que necessitava manter as linhas defensivas bem postadas. Portanto, com um Vovô organizado taticamente e um Fla sem inspiração ofensiva, o jogo terminou empatado.
O resultado faz o Alvinegro de Porangabuçu chegar aos 22 pontos somados na competição nacional, na 11ª colocação na tabela. O time de Léo Condé volta a campo no próximo domingo, 10, diante do Palmeiras-SP, fora de casa.
Ceará
4-3-3: Bruno Ferreira; Fabiano, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia (Nicolas); Richardson (Sobral), Dieguinho (Lucas Lima) e Lourenço (Mugni); Galeano, Pedro Raul e Pedro Henrique (Aylon). Téc: Léo Condé
Flamengo
4-3-3: Rossi; Emerson Royal (Varela), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Jorginho (Allan) e Arrascaeta (Saúl); Plata (Victor Hugo), Samuel Lino e Bruno Henrique (Juninho). Técnico: Filipe Luís
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 3/8/2025
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima/PE
Assistentes: Neuza Ines Back/SP e Francisco Chaves Bezerra Junior/PE
VAR: Ilbert Estevam da Silva/SP
Gols: 36min/1ºT - Arrascaeta (FLA); 22min/2ºT - Pedro Raul (CEA)
Cartões amarelos: Marllon, Richardson e Fernando Sobral (CEA), Bruno Henrique e Jorginho (FLA)
Público e renda: 57.887 / R$ 2.795.442,00