Logo O POVO+
Fortaleza é eliminado nos pênaltis pelo Botafogo e se despede do Brasileirão Feminino A2
Esportes

Fortaleza é eliminado nos pênaltis pelo Botafogo e se despede do Brasileirão Feminino A2

Com a eliminação, as Leoas se concentram agora nas disputas do Campeonato Cearense e da Copa Maria Bonita
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Tricolor foi derrotado pelo Glorioso no Rio de Janeiro (Foto: João Moura / Fortaleza EC)
Foto: João Moura / Fortaleza EC Tricolor foi derrotado pelo Glorioso no Rio de Janeiro

A histórica campanha do Fortaleza no Brasileirão Feminino A2 de 2025 chegou ao fim na noite de ontem.

Após dez partidas disputadas, com cinco vitórias, cinco empates e um inédito acesso alcançado nas quartas de final, as Leoas foram superadas nos pênaltis, em 5 a 3, pelo Botafogo, após um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo jogo de volta das semifinais. Geicy foi autora do gol tricolor, enquanto Bia marcou para as Gloriosas.

No embate de ida, em uma partida bastante disputada, as equipes haviam empatado em 2 a 2 no Estádio Presidente Vargas.

Apesar de jogar na condição de visitante, em um gramado sintético e diferente do habitual, as Leoas não se inibiram de buscar o resultado e defender a invencibilidade que sustentavam no torneio. Algumas chances de gol foram construídas por Jhow, com boas chegadas construídas por Natalinha e Esterfany, mas o Tricolor não conseguia ameaçar com a efetividade necessária a meta da goleira Michelle no primeiro tempo.

Do outro lado, o Botafogo se utilizava de muita velocidade para assustar as Leoas, especialmente quando tinha que assumir o protagonismo do embate. Foi com uma velocidade superior à da defesa comandada por Erandir que, após a cobrança de uma lateral, Bia recebeu e deu um belo chute na entrada da grande área, aos 14 minutos, abrindo o placar para as Gloriosas.

Com a desvantagem, o Fortaleza buscou pressionar ainda mais, mas seguiu com pouca força nas finalizações, esbarrando também nas próprias limitações técnicas. Mesmo assim, a equipe chegou a assustar a meta de Michelle, especialmente após a entrada de Tainá e Akhemi no segundo tempo. 

O time chegou a alcançar um gol de empate com as primeiras mudanças, mas o tento foi anulado por impedimento na jogada. O Botafogo também teve algumas chegadas ao gol de Lorrana, mas se focou em tentar segurar a vantagem mínima, o que só funcionou até os 41 minutos.

Isso porque, faltando quatro minutos para o final da partida, em uma saída errada da defesa alvinegra, Geicy — que entrara em campo há pouco tempo — se aproveitou para colocar as Leoas em igualdade no placar. A partir do empate, a partida ferveu ainda mais, tendo expulsão, pelo lado do Fortaleza, da capitã Bruna, mas o time cearense conseguiu segurar o resultado até as cobranças de pênalti.

Nas penalidades, as Gloriosas conseguiram gabaritar as cinco cobranças feitas. Do lado do Fortaleza, Nainara teve o chute defendido pela goleira alvinegra.

Agora, o time carioca aguarda a equipe vencedora de Santos e Atlético-MG para saber quem enfrentará pela taça nacional. O segundo embate da semifinal irá ocorrer na próxima segunda-feira, 18, às 21 horas. No jogo de ida, o Galo levou a melhor ao vencer as Sereias da Vila por 1 a 0. 

Com a eliminação, as Leoas agora concentram suas forças na preparação para o Campeonato Cearense e para a Copa Maria Bonita — competição regional semelhante à Copa do Nordeste, que se inicia neste ano de 2025 e será disputada por nove equipes nordestinas entre os dias 1 e 11 de outubro, em Pernambuco.

O que você achou desse conteúdo?