Logo O POVO+
Ceará reencontra Bahia em duelo decisivo por vaga na final da Copa do Nordeste
Esportes

Ceará reencontra Bahia em duelo decisivo por vaga na final da Copa do Nordeste

Alvinegro visita o Esquadrão nesta quarta-feira, 20, na Fonte Nova, em novo confronto de mata-mata do Nordestão. Vovô luta pelo tetracampeonato regional
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Galeano é um dos artilheiros do Nordestão
 (Foto: Lucas Emanuel/FCF)
Foto: Lucas Emanuel/FCF Galeano é um dos artilheiros do Nordestão

Em busca do tetracampeonato regional, o Ceará protagoniza mais um duelo decisivo diante do Bahia, nesta quarta-feira, 20, a partir das 21h30min, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela semifinal da Copa do Nordeste. Campeãs estaduais em 2025, as equipes almejam mais uma taça na temporada.

Vovô e Esquadrão já mediram forças no mata-mata da competição em quatro ocasiões, inclusive disputando a Orelhuda: foram rivais nas finais de 2015, 2020 e 2021 e, a exemplo desta quarta-feira, fizeram a semifinal de 2018. Os cearenses levaram a melhor nas decisões de 2015 e 2020, enquanto os baianos ganharam nos outros dois anos.

Duas vezes campeão em cima do Bahia — e também vencedor da Lampions League em 2023, diante do Sport-PE —, o Alvinegro quer despachar o rival interestadual para lutar pelo quarto título do Nordestão. Do outro lado da chave, CSA-AL e Confiança-SE medem forças no Rei Pelé, em Maceió (AL), no mesmo horário, pela outra vaga na grande final. Em caso de empate no tempo regulamentar, a disputa vai para os pênaltis.

Com campanha sólida no Brasileirão — é o 10º colocado, mais próximo do G-6 do que do Z-4 —, o time de Léo Condé volta as atenções para o torneio regional e terá de superar algumas ausências: o lateral-esquerdo Matheus Bahia e o zagueiro Marcos Victor, que pertencem ao Bahia, não podem atuar. O goleiro Fernando Miguel e o atacante Fernandinho, lesionados, também são baixas.

A novidade na delegação é a volta do atacante Pedro Henrique, que ficou fora das partidas contra Palmeiras-SP e RB Bragantino-SP e viajou com o grupo para Salvador. A ausência do camisa 7 fez o treinador até adotar uma nova formação, com quatro meio-campistas, que funcionou diante do Massa Bruta.

Ainda assim, a equipe terá ao menos uma mudança: Marllon retorna à zaga no posto de Marcos Victor. Nicolas segue na lateral esquerda, e Fabiano Souza e Rafael Ramos disputam espaço no lado direito, já que há revezamento devido à quantidade de jogos. O Vovô não poderá contar com Vina, Paulo Baya, Zanocelo e Rodriguinho, já que o prazo de inscrições no Nordestão estava encerrado antes das contratações.

"Copa do Nordeste é a chance de conquistarmos mais um título esse ano. A gente sabe como é bom, e está próximo. São três jogos para conquistar esse título e queremos continuar fazendo história. Eu já tenho alguns títulos, mas o pessoal que está chegando também quer continuar a fazer história, marcar o nome dentro do clube. Então é mais uma oportunidade, e vamos fortes para esse jogo", disse o atacante Aylon, autor do gol da vitória sobre o Bragantino.

Dono da casa, o Bahia vive bom momento em 2025, com seis jogos de invencibilidade — três vitórias e três empates —, presença no G-4 da Série A e vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Agora, o time de Rogério Ceni quer avançar no Nordestão. O Esquadrão mira o pentacampeonato regional, já que levantou a taça em 2001, 2002, 2017 e 2021.

Para isso, conta com os retornos do experiente meia Everton Ribeiro, que cumpriu suspensão na rodada passada do Brasileirão, e do volante Rodrigo Nestor, recuperado de lesão. Por outro lado, o Tricolor não terá Erick Pulga, Erick e Kanu, todos contundidos. O lateral-direito Gilberto e o meia Michel Araújo são dúvidas.

Na Fonte Nova, o Ceará terá de quebrar um tabu de seis jogos contra o Esquadrão: são cinco vitórias tricolores e um empate nos confrontos mais recentes, de 2021 para cá. Nos dois encontros em 2025 — um pelo Nordestão, outro pelo Brasileiro —, ambos na Fonte Nova, o Bahia levou a melhor: triunfos por 3 a 2 e 1 a 0.

Bahia x Ceará: ficha técnica

Bahia
4-3-3: Ronaldo; Arias, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Kayky e Willian José. Téc: Rogério Ceni

Ceará
4-4-2: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Nicolas; Richardson, Dieguinho, Lourenço e Mugni; Galeano e Pedro Raul. Téc: Léo Condé

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 20/8/2025
Horário: 21h30min
Árbitro: Afro Rocha de Carvalho Filho/PB
Assistentes: Luis Filipe Goncalves Correa/PB e Schumacher Marques Gomes/PB
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior/PE
Transmissão: TV Jangadeiro, ESPN, Premiere, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube O POVO e Esportes O POVO

O que você achou desse conteúdo?