Logo O POVO+
99% de chance do título do Brasileirão ficar entre Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro
Esportes

99% de chance do título do Brasileirão ficar entre Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro

Segundo UFMG, Flamengo tem 45,8% de probabilidade, contra 41% do Palmeiras e 12,4% do Cruzeiro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Flamengo, de Filipe Luís, 
é líder da Série A (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo Flamengo, de Filipe Luís, é líder da Série A

Com o fim da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo-RJ vê as chances de título crescerem. Apesar de somar apenas um ponto após o empate com o Cruzeiro-MG em 0 a 0, no Maracanã (Rio de Janeiro), o time rubro-negro é quem segue com a maior probabilidade de levantar a taça em dezembro.

No entanto, o Flamengo viu a diferença de pontos para o Palmeiras diminuir. Na quarta-feira, o time alviverde venceu o Vasco por 3 a 0, no Allianz Parque e encostou rubro-negro. Ambos dependem apenas de si para levantar a taça.

Com os resultados, o líder carioca chega aos 55 pontos, enquanto o Cruzeiro, que cai para a terceira posição, soma 51. Já o Palmeiras, único que venceu neste trio na rodada, assume a vice-liderança do certame, com 52 pontos.

Mesmo após o empate com o Cruzeiro, a torcida rubro-negra tem motivos a celebrar. Com o fim da 26ª rodada, o Flamengo tem 45,8% de chances de conquistar o Brasileirão pela oitava vez, de acordo com os cálculos do Departamento da Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência neste tipo de cálculo.

Na sequência, ainda segundo a UFMG, o Palmeiras aparece com 41% de chances. Por outro lado, o Cruzeiro vê o sonho do título mais distante, pois a probabilidade caiu para 12,4%. Os cálculos indicam que, provavelmente, o título deve ficar com um desses três clubes, pois Mirassol-SP, Botafogo-RJ, Bahia, Fluminense-RJ e São Paulo somam 0,8% de chance.

Na 27ª rodada, os três primeiros colocados entram em campo no domingo, dia 5. O Palmeiras tem clássico pela frente contra o São Paulo, no Morumbi, às 16 horas. Um pouco mais tarde, às 18h30min, o Flamengo visita o Bahia, na Arena Fonte Nova. O Cruzeiro, por sua vez, recebe o lanterna Sport-PE, às 20h30, no Mineirão.

Vale lembrar que o Flamengo possui ainda um jogo atrasado em razão do Mundial de Clubes, enquanto o Palmeiras tem dois e o Cruzeiro está em dia. O Mengo ainda não tem data para encarar o Sport, fora de casa, enquanto o Porco recebe o Juventude-RS no próximo dia 11 e depois fica devendo o clássico contra o Santos-SP como visitante.

Na parte de baixo da tabela, o sentimento é de desespero para os times que, neste momento, ocupam posições na zona da degola da competição. Com 97,1%, o Sport aumentou mais ainda as chances de rebaixamento para a Série B.

O Fortaleza tem 83,4% de probabilidade de cair, enquanto o Vitória tem 67,2%. O Juventude, último ainda dentro do Z-4, aparece com 66,7% de probabilidade. Com percentual baixo, mas ainda preocupante, o Santos tem 18,9% de chance de ser rebaixado; o Inter tem 16,9%; o Corinthians, 16,5%; e o Vasco, 10,7%. O Atlético-MG tem 8% e o Ceará tem 7,3%.

O que você achou desse conteúdo?