Após a dura derrota por 3 a 2 para o Flamengo, em confronto direto pela liderança do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta as atenções para a Libertadores. Nesta quarta-feira, 23, o Alviverde enfrenta a LDU, do Equador, pelo jogo de ida da semifinal, às 21h30min, no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, 2.850 metros acima do nível do mar.
Na altitude, o time de Abel Ferreira entra em campo já conhecendo o resultado do outro confronto semifinal entre Flamengo e Racing-ARG. Assim, a dupla que comanda o atual cenário do futebol brasileiro, divide atenções visando garantir vaga na final que — salvo reviravolta — será disputada no estádio Monumental de Lima, no Peru, no dia 29 de novembro. O objetivo do Palmeiras é claro: pontuar fora de casa para decidir com tranquilidade no jogo de volta, no dia 30, no Allianz Parque.
Vivendo momento magistral, o Palmeiras sofreu apenas duas derrotas nos últimos dez jogos, e saiu vitorioso nos oito restantes. Na Libertadores, a campanha é ainda mais empolgante, uma vez que o time segue invicto. Em seu caminho até a semifinal, o Verdão se classificou como líder do Grupo G. Nas oitavas de final, eliminou o Universitário, e nas quartas deixou para trás o River Plate.
Apesar do excelente momento, será necessária atenção redobrada diante da LDU, uma vez que os equatorianos chegaram à semifinal deixando pelo caminho a dupla brasileira Botafogo e São Paulo. Na fase de grupos, o Rei de Copas avançou como líder no Grupo C, do qual o Flamengo foi o vice. A LDU também vive um bom momento. Entre competições domésticas e internacionais, soma quatro vitórias e um empate. A derrota mais recente foi em 21 de setembro, em casa, por 4 a 2, diante da Universidad Católica, pela Liga Equatoriana.
Sob comando de Tiago Nunes, a LDU tenta voltar a uma decisão internacional. A mais recente foi no título da Copa Sul-Americana contra o Fortaleza, em 2023. O fator altitude é um dos trunfos do time, que não perde em casa para brasileiros há quatro anos. O último foi o Grêmio, em 2021. Invicta em Quito nesta Libertadores, a equipe não sofreu gols e marcou 11 vezes. Apenas o Flamengo conseguiu sair do Rodrigo Paz Delgado sem ser derrotado, com um empate sem gols.
O fator altitude, porém, não preocupa o Palmeiras. Acostumado a atuar com o ar rarefeito, o Porco teve apenas uma derrota nos últimos oito anos. Desde o revés para o Jorge Wilstermann, em 2017, soma cinco vitórias acima dos 2.500 metros — duas em Quito, duas em La Paz e uma em Sucre. A única exceção recente foi em 2023, quando uma equipe alternativa perdeu para o Bolívar.
Com poucas baixas, o Palestra terá como desfalques apenas Weverton, Lucas Evangelista e Paulinho — todos se recuperam de lesão. Para cumprir a missão no Equador, o time de Abel conta com a boa fase da entrosada dupla Vitor Roque e Flaco López, que juntos somam 40 gols nesta temporada.
Do lado equatoriano, Tiago Nunes tem apenas o goleiro Gonzalo Valle, lesionado, como ausência confirmada — Domínguez será o titular. Já Lisandro Alzugaray, autor do gol da classificação contra o Botafogo, é dúvida. O atacante soma 11 tentos e cinco assistências em 38 jogos no ano, além de quatro gols nesta Libertadores, sendo um dos principais nomes da equipe.
LDU
3-5-2: Domínguez; Allala, Mina e Ade; Quintero, Villamil, Gruezo, Cornejo e Quinonez; Estrada e Ramirez. Técnico: Tiago Nunes
Palmeiras
4-4-2: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs (Murilo) e Piquerez; Aníbal Moreno, Andreas Pereira, Felipe Anderson e Maurício; Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira
Data: 23/10/2025
Horário: 21h30min (horário de Brasília)
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (EQU)
Árbitro: Facundo Tello - ARG
Assistentes: Juan Belatti - ARG e Gabriel Chade - ARG
Transmissão: ESPN e Disney+