Logo O POVO+
Jannik Sinner vence Carlos Alcaraz e é bicampeão do ATP Finals
Comentar
Esportes

Jannik Sinner vence Carlos Alcaraz e é bicampeão do ATP Finals

Sinner fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7/4) e 7-5, em duas horas e quatro minutos. Este é o 24º título da carreira do italiano de 24 anos, o sexto em 2025
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Sinner superou Carlos Alcaraz e conquistou o ATP Finals (Foto: MARCO BERTORELLO / AFP)
Foto: MARCO BERTORELLO / AFP Sinner superou Carlos Alcaraz e conquistou o ATP Finals

O tenista italiano Jannik Sinner, número 2 do mundo, conquistou neste domingo (16) o ATP Finals pelo segundo ano consecutivo, ao derrotar na final seu grande rival, o espanhol Carlos Alcaraz (N.1).

Sinner fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7/4) e 7-5, em duas horas e quatro minutos. Este é o 24º título da carreira do italiano de 24 anos, o sexto em 2025. Além disso, a vitória sobre Alcaraz neste domingo foi a sua 31ª consecutiva em quadra dura indoor.

Desde a derrota para o sérvio Novak Djokovic na decisão do ATP Finals de 2023, Sinner venceu os dez jogos que disputou no torneio em 2024 e 2025, sem perder um único set.

A final deste domingo foi a primeira desde 2016 com os dois primeiros colocados do ranking da ATP, e o jogo correspondeu às expectativas.

O equilíbrio foi absoluto até o 11º game, quando Sinner teve o seu serviço ameaçado pela agressividade de Alcaraz e precisou salvar um break point para levar a decisão do primeiro set para o tie break.

Nesse momento, foi o espanhol quem ficou contra as cordas depois que o italiano conseguiu um mini-break, vantagem que não desperdiçou para fechar a parcial em seu primeiro set point.

Sinner sai de férias; Alcaraz vai à Copa Davis

No entanto, Sinner começou o segundo set tendo o serviço quebrado depois de cometer duas duplas faltas, mas conseguiu devolver a quebra no quinto game e depois sacou para empatar em 3 a 3.

Com Alcaraz sem conseguir reagir, o italiano chegou ao seu primeiro match point no 12º game, mas não aproveitou e precisou jogar mais dois pontos para quebrar novamente o saque do espanhol e selar a vitória.

Mesmo com os dois títulos de Grand Slam (Aberto da Austrália e Wimbledon) e a vitória no ATP Finals, Jannik Sinner termina a temporada como número 2 do mundo, atrás do próprio espanhol, que foi campeão de Roland Garros e do US Open e encerrou o ano com oito títulos.

Mas com a vitória deste domingo, Sinner segue de perto Alcaraz, que continua à frente no retrospecto entre ambos, com dez vitórias contra seis do italiano.

Em 2025, os dois melhores tenistas do mundo se enfrentaram seis vezes, com quatro vitórias do espanhol e duas do italiano, que por outro lado nunca foi derrotado pelo rival em quadra dura indoor.

Carlos Alcaraz vai defender a Espanha na Copa Davis a partir da próxima terça-feira, em Bolonha, enquanto Sinner encerra sua temporada e inicia a preparação para 2026, que promete novos grandes duelos entre os dois tenistas que venceram os últimos oito Grand Slams.

O que você achou desse conteúdo?