Logo O POVO+
Novo alvo da vez
Comentar
Esportes

Novo alvo da vez

Vovô define Mozart Santos como prioridade para substituir Léo Condé como técnico
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
Mozart Santos levou o Coritiba ao título da Série B em 2025 (Foto: JP Pacheco / Coritiba)
Foto: JP Pacheco / Coritiba Mozart Santos levou o Coritiba ao título da Série B em 2025

Após a confirmação da não continuidade de Léo Condé, o departamento de futebol do Ceará iniciou as movimentações no mercado da bola em busca de um substituto para comandar o projeto do clube em 2026, ano em que o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro é o principal objetivo. Dentre as opções discutidas, um nome foi colocado como prioridade: Mozart Santos.

A procura pelo comandante, por sinal, é natural, já que o treinador tem um perfil bem alinhado com o desejado pelo Ceará, de um profissional com experiência na disputa da Série B. Nesta temporada, o paranaense de 46 anos esteve à frente do Coritiba, no qual se consagrou campeão da Segundona, em uma campanha marcada por 19 vitórias, 11 empates e apenas oito derrotas — ou seja, 59,6% de aproveitamento.

Em 2023, ele também viveu um momento de protagonismo na segunda divisão nacional. Naquele ano, o técnico comandou o Mirassol e conquistou o acesso como vice-campeão do certame, com 67 pontos somados, um a menos que o Santos, primeiro colocado. A campanha com o time paulista, inclusive, foi bem semelhante à que ele entregou no Coritiba: 19 triunfos, dez empates e nove derrotas em 38 partidas.

Apesar do desfecho positivo no Coxa, Mozart e a diretoria do Alviverde não entraram em consenso para uma renovação contratual. O motivo, de acordo com a imprensa paranaense, foi falta de acordo financeiro para 2026.

Livre no mercado, o treinador nutre a expectativa de receber uma proposta de algum outro clube da elite, embora não descarte aceitar um novo desafio em uma equipe da Série B. Até por isso, o Vovô pode encontrar certa dificuldade na negociação — o tempo também é curto, tendo em vista as mudanças no calendário do futebol brasileiro em 2026.

Além de Mozart, o clube alvinegro tinha Thiago Carpini como um possível nome. No entanto, o ex-comandante do Juventude acertou com o rival Fortaleza nesta quinta-feira, 11. Lá, assinou contrato até o fim da Série B de 2026 e será responsável pela montagem do elenco.

Já no Ceará, a expectativa é de que o anúncio do próximo treinador seja feito até domingo, 14. A diretoria entende que precisa "correr" contra o tempo, visto que a equipe já estreia na temporada de 2026 no dia 10 de janeiro, em duelo contra o Floresta, fora de casa, pelo Campeonato Cearense.

Até lá, Mozart ou qualquer outro técnico que acertar com o Vovô terá a missão de reformular o plantel, que terá saídas e chegadas em massa para a nova temporada. É válido ressaltar que o próximo profissional a ocupar a cadeira de treinador alvinegro será o sexto na gestão João Paulo Silva, ou seja, desde março de 2023. Até então, Gustavo Morínigo, Eduardo Barroca, Guto Ferreira, Vagner Mancini e Léo Condé estiveram à beira do campo. (Com João Pedro Oliveira)

O que você achou desse conteúdo?