Logo O POVO+
Sob o comando de Fred, Fortaleza supera Palmeiras e é campeão da Supercopa Capital
Comentar
Esportes

Sob o comando de Fred, Fortaleza supera Palmeiras e é campeão da Supercopa Capital

Em sua primeira experiência como treinador, o ídolo do Fluminense conquistou seu primeiro título no sub-17 leonino
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Comentar
O Leão foi campeão perante uma forte equipe Alviverde (Foto: Samuel Reis/Fortaleza EC)
Foto: Samuel Reis/Fortaleza EC O Leão foi campeão perante uma forte equipe Alviverde

O Fortaleza sub-17 sagrou-se campeão da Supercopa Capital na tarde deste domingo, 14. O Leão superou o Palmeiras por 5 a 4 nos pênaltis após um 0 a 0 no tempo regulamentar. A partida aconteceu no estádio Bezerrão, em Gama, Distrito Federal.

Entre os principais destaques estão o goleiro Carlos Arão, que defendeu uma penalidade Alviverde, e o meio-campista Vinicius Onibeni, que converteu a penalidade decisiva para o Tricolor. Com o resultado, o Leãozinho saiu invicto do torneio, com somente dois empates em sete partidas.

Durante o torneio, o Tricolor superou adversários tradicionais como Vila Nova-GO, Guarani-SP, Athletico-PR e Botafogo-RJ.

No certame, o Fortaleza disputou sete partidas, vencendo cinco e empatando somente duas. Ao todo, o clube do Pici marcou 12 gols, sofreu apenas três e conquistou aproveitamento de 80,95%.

Este também foi o primeiro título de Fred, ex-atacante do Fluminense e da seleção brasileira, como treinador do Sub-17 do Fortaleza. O profissional chegou ao Pici em 17 de setembro para comandar o sub-18, categoria que ainda não disputa torneios oficialmente.

Desde que pendurou as chuteiras em 2022, a base leonina é a primeira experiência profissional do ex-camisa 9 desde que conseguiu sua licença A da CBF. Em paralelo aos trabalhos com o time cearense, o profissional também estuda para garantir as licenças Uefa, o que lhe permitirá treinar clubes europeus.

Em seu primeiro trabalho como treinador, Fred fez um balanço do desempenho da equipe durante a Supercopa Capital. Na avaliação do atleta ex-seleção brasileira, a metodologia aplicada surgiu efeito durante os jogos, mas que o pouco espaço de tempo entre as partidas gerou desconforto para a comissão técnica.

"Tem sido dias intensos de muito trabalho. Jogamos a cada dois dias e, quando não temos jogo, procuramos trabalhar com os meninos, seja em treino, recuperação ou analisando em vídeo, o que precisamos melhorar para a próxima partida. Continuamos invictos, vencendo grandes equipes, e firmes na busca do nosso objetivo", comentou antes das semifinais do torneio.

Ainda sobre a primeira experiência como treinador, o profissional avalia que sua passagem como atleta o ajuda no desenvolvimento de novos talentos.

"É uma experiência nova. Tenho uma visão das categorias de base como jogador e agora estou vivenciando o mesmo processo como treinador. São jovens atletas que buscam alcançar o sonho de chegarem ao profissional e temos que ter esse olhar com atenção para todos", afirma.

Marcelo Paz comenta chegada de Fred

Antes mesmo da estreia do treinador sob o comando do Fortaleza, o CEO do clube, Marcelo Paz, teceu comentários sobre a vinda do ex-jogador. Segundo o executivo, um dos motivos pelos quais Fred escolheu o Fortaleza para iniciar a nova fase da carreira é o recente sucesso do Tricolor nos cenários nacionais.

"Ele está fazendo agora uma transição de carreira. O staff dele me procurou dizendo que teria interesse de fazer esse movimento aqui no Fortaleza, que ele vê como clube sério, de projetos, e disse também que conhecia o nosso trabalho. E aí nos reunimos pessoalmente aqui em Fortaleza no domingo, tivemos a reunião longa. Eu, o Fred e o staff dele já tínhamos comunicado ao pessoal da base dessa possibilidade, ao Irlando (Gomes) e ao Erisson (Matias), e eles concordaram", detalha o dirigente.

 

O que você achou desse conteúdo?