Emergentes no cenário estadual, Floresta e Maracanã roubaram a cena em momentos distintos da temporada 2025. O Bicolor de Maracanaú começou o ano eliminando o ABC-RN da pré-Copa do Nordeste e garantindo o terceiro lugar do Campeonato Cearense.
Foi na Copa do Brasil, porém, que o clube obteve maior destaque. Na primeira fase, a agremiação metropolitana eliminou o conterrâneo Ferroviário nos pênaltis. Na fase seguinte, foi a vez do Ceilândia-DF ser derrotado pela equipe cearense, também na marca da cal.
Nos dois duelos o nome de maior destaque foi o do goleiro Rayr Miller, que brilhou nas decisões de pênalti e ganharia ainda mais visibilidade no duelo seguinte. Contra o Internacional, foram duas derrotas, por 1 a 0 e 3 a 0. Mas o arqueiro pegou ainda três pênaltis.
O Floresta, por sua vez, começou o ano em baixa, brigando para não cair no Campeonato Cearense. Após o termino do Estadual, o time cearense trocou Marcelo Chamusca por Leston Júnior e fez uma grande campanha na Série C.
O Alviverde começou o certame nacional com apenas um ponto nas três primeiras rodadas, mas logo chegou uma sequência de cinco partidas sem derrotas, que colocou o time cearense na briga pelo acesso. Com uma defesa muito competente e um bom desempenho no estádio Domingão, casa do clube na Série C, o Alviverde garantiu a permanência antecipada na terceira divisão, algo inédito na história do time, e a classificação para o quadrangular de acesso.
No quadrangular decisivo, time chegou a rodada final com chance de acesso, mas o empate com o Londrina deixou o sonho no quase.