Circula na internet um vídeo em que mostra uma criança “pegando fogo” após o pai jogar espuminha em sua direção. O vídeo gerou dúvidas em relação ao assunto, e muitos internautas questionaram se o que ocasionou as chamas foi realmente a espuma. O POVO conversou com o tenente do Corpo de Bombeiros, Guilherme Veras, que explicou o que aconteceu.
Realmente o que ocasionou o fogo contra a menina foi a “espuminha de Carnaval”, e pode acontecer com qualquer pessoa, caso quem esteja utilizando o produto não tenha cuidado. “Dentro da embalagem não vai só a espuma, também contém o gás propano e butano (gás de cozinha). E por isso esse brinquedo é inflamável”, destaca o tenente. Ele ressalta que a criança só “pegou fogo” porque o jato foi direcionado para uma vela, alimentando a combustão.
O tenente recomenda que os pais sempre leiam as instruções antes de usar o produto, e não direcione o jato ao fogo ou o deixe exposto a uma fonte de calor. “Além de não deixar criança pequena brincar sozinha”. Mas a precaução não deve ser apenas com a espuminha. Todos os produtos que estão embalados em cilindros de aerossol, como os sprays de tinta de cabelo e desodorantes, são inflamáveis e necessitam de mais atenção na hora de usar.
O bombeiro ressalta que em caso de acidente a primeira atitude dos pais ou responsáveis, é lavar o local da ferida com água “e somente água”, de 10 a 15 minutos. “Não pode passar manteiga ou pasta de dente, como diz a sabedoria popular”, adverte. Ele aponta que lavar com água é importante para aliviar a dor e a inflamação. Após os primeiros socorros, é necessário levar a criança para um atendimento médico, para que o profissional possa avaliar a gravidade e receitar os medicamentos necessários.
FANTASIAR A PELE TAMBÉM EXIGE CUIDADOS
A médica dermatologista Hercília Queiroz explica quais os cuidados que os pais devem ter com a pele das crianças, em relação ao uso de produtos no Carnaval, como glitter, espuminha, spray de cabelo e maquiagem. “Pode deixar a meninada brincar, mas com cuidado”, adverte.
ESPUMA DE CARNAVAL
A espuma branca, conhecida como “espuminha de carnaval”, é bastante utilizada nessa época de folia. Mas é preciso ter cuidado quando esse produto entra em contato com a pele das crianças, pois pode conter substâncias que provocam reações alérgicas. Em corpos hipersensíveis e na região dos olhos pode ocasionar irritação extrema, e o cuidado deve ser redobrado. Hercília afirmou que pode deixar a meninada brincar com a espuminha, contanto que os pais estejam atentos. “Após o término da brincadeira, é importante retirar a espuma logo, lavando com água e sabonete”, sugere.
SPRAY DE CABELO
O spray colorido é outro produto que chama a atenção das crianças. Os pais precisam estar atentos aos tipos de substâncias que existem na tinta. Hercília Queiroz destaca que geralmente esses sprays possuem corantes, e que algumas crianças possuem hipersensibilidade a esse tipo de elemento. “Os pais precisam ler antes de deixar o filho colocar no cabelo. Caso a criança seja alérgica ao corante, é preciso evitar o uso”. Além de não deixar entrar em contato com os olhos.
GLITTER
É importante que os pais estejam ao lado da criança quando se trata de brincadeiras com o glitter. A médica destaca que o contato com o produto em pó na pele da criança, geralmente não ocasiona nenhum tipo de problema. Os riscos surgem quando os glitters estão associados a outras substâncias, como o gel ou são perfumados. A mistura pode ocasionar sensibilidade e deixar a pele da criança irritada. “É importante estar atento para que os pequenos não inalem o glitter - principalmente aqueles que possuem problemas respiratórios -, ou façam a ingestão do produto por via oral”.
MAQUIAGEM
A dermatologista recomenda que os pais optem por utilizar maquiagem específica para crianças, que são facilmente removidas com sabonete infantil. “A maquiagem de adulto causa mais danos à pele da criança, que absorve com facilidade esse tipo de substância”. É preciso também estar atento à data de validade dos produtos.