Logo O POVO+
O hábito de beber água morna
ETC

O hábito de beber água morna

| Saúde| Para medicina chinesa, água morna equilibra organismo, favorecendo trato digestivo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Para brasileiros, especialmente moradores do nordeste do país, tomar água morna ou em temperatura ambiente pode ser um hábito difícil de criar devido às altas temperaturas que essa região apresenta. Entretanto, estudiosos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) atentam para os benefícios que essa prática pode trazer para o corpo.

 

A água morna é tida, por essa vertente, como fator importante para o equilíbrio das funções corporais desde séculos antes de Cristo.

 

Basta uma simples pesquisa na internet para ter acesso a artigos de blogs de dietas discorrendo sobre como a água morna consumida em jejum pode ajudar no emagrecimento do indivíduo. A acupunturista e enfermeira Sheila Ribeiro explica que não necessariamente a prática envolve a perda de peso, mas acredita que o hábito de tomar a bebida em temperaturas mais elevadas pode influenciar no trato digestivo.

 

Estudando MTC há 20 anos, Sheila diz que, para a medicina chinesa, a água gelada faz mal ao órgão Pi, formado pelo baço e o pâncreas. Esse órgão é o responsável pela transformação e transportação dos nutrientes. Quando ele não funciona direito pelo que chama de "umidade", o sistema digestivo fica prejudicado. "Isso não tem a ver com clima. Em qualquer temperatura, a umidade no Pi pode trazer consequências para o corpo. É uma questão que envolve ambiente, emoções e alimentação". A água morna surge como forma de equilibrar as funções do baço-pâncreas.

 

A partir do momento que o sistema digestivo está mais regulado, os nutrientes e alimentos são melhor absorvidos e o resultado pode ser de perda de peso e inchaço. No entanto, a acupunturista afirma que dietas balanceadas e exercícios físicos continuam sendo partes importantes para alcançar os resultados desejados.

 

Além da função de estabilizar o trato intestinal, o órgão Pi participa da circulação do sangue e liberação de toxinas. Varizes, hemorroidas e flacidez podem ser causadas pela umidade no organismo, para a medicina chinesa.

"Pessoas que têm um padrão frio, com o Yin mais acentuado que o Yang, concentram mais umidade. Elas costumam ter dores nas articulações, como artrite e artrose", explica a médica Maria do Rosário Guimarães, especializada na tradição chinesa. Para esse tipo de caso, a médica indica evitar tudo gelado, até banhos de piscina. Bebidas que podem ajudar na incorporação do hábito de ingerir água morna são chás e infusões com frutas. Consumir junto com a comida também não é indicado.

 

Para saber se o órgão Pi está desregulado, Sheila pede atenção ao grau de disposição ao acordar e ao nível de sede. Sono demasiado e pouca vontade de se hidratar durante o dia pode indicar desequilíbrio do organismo. Ela indica a acupuntura e a dietoterapia com base nos ensinamentos da medicina chinesa como tratamento. Para a médica Maria do Rosário, o indivíduo deve buscar melhorar a harmonia do fluxo energético do corpo para uma vida mais saudável.

 

CURIOSIDADES
Em 1934, um líder nacionalista chamado Chiang Kai-shek chegou a pedir em um discurso que todos da China optassem por água morna e comidas cozidas em suas rotinas, como forma de manter a população saudável.

 

Até hoje, restaurantes e cafeterias da China servem água morna como opção do menu. Até serviços de delivery de  água morna são comuns na capital, Pequim.

 

O que você achou desse conteúdo?