Logo O POVO+
Acupuntura requer atendimento de profissional médico
ETC

Acupuntura requer atendimento de profissional médico

Procedimento considerado invasivo, a técnica da acupuntura é incluída, no Conselho Federal de Medicina, no grau de especificação semelhante a das cirurgias. Fortaleza recebe, entre os dias 20 e 23 de novembro, o 24º Congresso Brasileiro de Acupuntura do CMBA
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Procedimento criado há mais de três mil anos na China, a acupuntura é uma técnica invasiva, que se assemelha às cirurgias. Exatamente por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu, em 2013, que somente um profissional médico, com um curso de especialização ou de residência em acupuntura, tem a autorização de aplicar o procedimento. De acordo com a pediatra Márcia Yamamura, vice-presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), o manejo das agulhas de forma equivocada pode piorar as dores e lesões. Segundo ela, uso incorreto pode levar inclusive à morte pelo rompimento de órgãos importantes, como o coração e o pulmão.

“A acupuntura faz parte das medicina tradicional chinesa, junto a outras abordagens, como o uso de medicamentos fitoterápicos”, aponta. Ela é uma das palestrantes do XXIV Congresso Brasileiro de Acupuntura do CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura). O evento acontece em Fortaleza, entre os dias 20 e 23, e é considerado o maior do País sobre o tema. A novidade da edição é uma palestra aberta ao público, dia 20, às 8h30min, no hotel Gran Marquise, no Meireles. A conversa deve tratar dos benefícios da acupuntura no manejo das dores físicas e emocionais.

Segundo Márcia, outra razão da necessário ser um médico a aplicar o procedimento diz respeito à complementaridade do tratamento. Dores estomacais, na região do pulmão ou garganta, por exemplo, podem ser sintomas de outras enfermidades que podem usar a acupuntura como coadjuvante no tratamento. “Não é possível curar um tumor com acupuntura, por exemplo, inclusive porque o procedimento aumenta o tamanho do cisto com o bombeio sanguíneo", avisa.

O procedimento ganhou notoriedade porque é muito eficaz, de acordo com a médica, no tratamento de dores físicas e de transtornos emocionais, como ansiedade e depressão. O que se sabe sobre a acupuntura é que ela funciona da seguinte forma. Com a agulha, o estímulo é dado na parte do corpo que ascende ao nervo e leva a mensagem até o sistema nervoso central. Existem pontos no corpo que podem aumentar a passagem de neurotransmissores. “Sabemos que os transtornos de humor - depressão, ansiedade - estão associados com alterações neuroquímicas do cérebro, que não estão dentro da normalidade. A acupuntura tem a propriedade de interferir na liberação desses neurotransmissores que são produzidos no cérebro”, explica.

O corpo humano possui os próprios fármacos, por meio de mecanismos de analgesia e anti-inflamatório. Com isso, ainda segundo conta a pediatra, é possível diminuir a quantidade de medicação para dores. O tratamento, usado em complementaridade à quimioterapia, por exemplo, reduz no paciente com câncer as náuseas e os vômitos, melhora o apetite e o sono. “É preciso ter bom senso. Isso é lógico. As pessoas sugestionáveis com condições de saúde graves podem abandonar os tratamentos. Isso não pode acontecer. Ela é complementar a muitos medicamentos”, informa.

Palestra sobre acupuntura

Benefícios da Acupuntura no manejo das dores físicas e emocionaisData: 20 de novembro

Horário: das 8h30min às 11h30min

Local: Hotel Gran Marquise, na avenida Beira Mar, 3980 - Mucuripe, Fortaleza

Palestrante: médica Márcia Yamamura

Palestra gratuita.

Inscrições e mais informações:

(81) 3269 8104/ (81) 3269 3624/ contato@cmba.org.br

Indicações

O Ministério da saúde publicou a Portaria Nº 971 de 3 de maio de 2006 e aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. O texto indica a acupuntura, de forma isolada ou como coadjuvante, em várias doenças e agravos à saúde, tais como odontalgias pós-operatórias, náuseas e vômitos pós-quimioterapia ou cirurgia em adultos, dependências químicas, reabilitação após acidentes vasculares cerebrais, dismenorréia, cefaléia, epicondilite, fibromialgia, dor miofascial, osteoartrite, lombalgias e asma, entre outras.

Pontos de estimulo da técnica e suas ações

Testa

dor de cabeça, ansiedade, insônia

Nariz

obstrução nasal, rinite, sinusite, dor de dente

Peito

asma, bronquite, enfisema, tosse, angústia, ansiedade

Costela abaixo do peito

gastrite, cólica intestinal, dor abdominal

Antebraço

ansiedade, insônia, estresse

Coxa

dor do joelho, gastrite, alergia, dor no joelho, tensão pré-menstrual, dor no aparelho Genital

Joelho

constipação, insônia, fibromialgia, cistete, baixa resistência

enxaqueca, gastrite, desânimo

O que você achou desse conteúdo?