Logo O POVO+
No ano sem Carnaval, relembre as caras da festa em Fortaleza em quase um século
ETC

No ano sem Carnaval, relembre as caras da festa em Fortaleza em quase um século

Dizia-se que Fortaleza não tinha Carnaval. Este ano, infelizmente, isso é verdade. Mas, O POVO revisita as muitas manifestações da folia na Capital desde 1928 e mostra que, com altos e baixos, a festa sempre ocorreu de maneiras próprias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Estandarte do Luxo da Aldeia no Pré-Carnaval 2020: bloco que surgiu no Pré e que virou também de Carnaval (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Estandarte do Luxo da Aldeia no Pré-Carnaval 2020: bloco que surgiu no Pré e que virou também de Carnaval

Quem disse que Fortaleza não tem Carnaval?

Bom, neste ano não tem mesmo. Mas, ao longo da história, a festa teve várias feições e características bem próprias. A Capital nunca foi um Rio de Janeiro, uma Olinda, uma Salvador. Por muito tempo, invejou Aracati, Paracuru. Aliás, mesmo com cidades como Carnaubal Fortaleza não conseguia competir.

A ideia de Fortaleza sem Carnaval cresceu a partir do fim da década de 1970. Os clubes perderam força. O automóvel se popularizou e quem podia preferia viajar. Já a festa de rua, a alegria de quem não tinha como sair da Capital, perdeu apoio do poder público naquele período. Em 1983 e 1998, nem houve desfile oficial. Nesse último, apenas um maracatu desfilou, por três dias, em gesto de resistência.

A bagunça era marcada pela falta de local fixo. Os desfiles, que antes saiam da Praça do Ferreira, foram por muito tempo na avenida Duque de Caxias. A partir da década de 1980, passaram por Avenida da Universidade, voltaram à Duque de Caxias, vão para Beira Mar, voltam para Avenida da Universidade, vão para a avenida Pessoa Anta, na Praia de Iracema, depois Beira Mar, voltam à Duque de Caxias, até se fixarem na Domingos Olímpio. A indefinição atrapalhava a criação de uma tradição. Na tentativa e erro, buscava-se uma identidade.

Mais pobre e sem organização, o Carnaval da Capital foi ficando entregue aos blocos de sujos. Ocorrências policiais eram registradas. A festa foi ficando perigosa e se esvaziou. Sobretudo para as classes médias, o Carnaval foi morrendo.

Mas, a festa dos pobres nunca deixou de ocorrer. Os clubes também mantêm sua tradição. Assim como as praias têm seu público cativo. Mas, surgiu uma nova geração de blocos, a partir do Pré-Carnaval. Shows no Aterrinho da Praia de Iracema levam grandes públicos. A histórica Gentilândia e o Mercado dos Pinhões tornam-se polos de uma tradição carnavalesca que começa a se consolidar.

Fortaleza sempre teve Carnaval e sempre teve quem não abriu mão e lutou para fazer o Carnaval. O POVO mergulha em seu acervo para apresentar as várias feições que a folia já teve, em seus altos e baixos. Nenhuma tão triste quanto a de 2021.

No ano, de fato, sem Carnaval, você é convidado a revisitar e conhecer a nem sempre compreendida identidade carnavalesca da Cidade.

Quando a Gripe Espanhola terminou, o Rio de Janeiro teve o que muitos consideram seu mais efusivo Carnaval. Após a Segunda Guerra Mundial, o Carnaval da Vitória foi uma celebração que, em Fortaleza, iniciou uma era de ouro da festa. Esse retrospecto é também um preparativo para, quando for possível, o que promete ser o maior dos carnavais, a festa do fim da pandemia.

Em seu primeiro Carnaval, O POVO pediu talvez demais ao monarca da folia:
Em seu primeiro Carnaval, O POVO pediu talvez demais ao monarca da folia: "Momo! Momo! Nesses três dias que virás passar comnosco, vê lá se dás um geito no Ceará"

Anos 1920: nos tempos do corso e dos salões de baile

"Momo! Momo! Nesses três dias que virás passar comnosco, vê lá se dás um geito no Ceará", publicou O POVO em 18 de fevereiro de 1928, primeiro Carnaval após a fundação.

A festa na época se dividia entre clubes — destacavam-se o Iracema e os Diários — e a festa de rua. Fora dos clubes, o destaque eram os corsos, desfiles de carros ornamentados. O automóvel era ainda novidade, o primeiro tinha chegado menos de vinte anos antes. Os foliões iam fantasiados, e travavam batalhas de serpentina e lança-perfume, enquanto a multidão sem carro assistia. Acabaram mais tarde se convertendo em carros alegóricos, que inspiraram desfiles de blocos, cordões e escolas de samba.

Em 13 de fevereiro de 1929, O POVO registrou aquele Carnaval nos salões como talvez o mais vibrante já visto em Fortaleza. Nas ruas, em compensação, a festa foi menos animada que em anos anteriores. O corso perdeu brilho. Era reflexo de uma crise econômica, que iria piorar muito até o fim daquele ano.

Detalhe é o registro de que festejos carnavalescos já ocorriam desde meados de janeiro. Já existia Pré-Carnaval.

Anúncio de lança-perfume, que estimulava a festa. Produto foi proibido a partir da década de 1960
Anúncio de lança-perfume, que estimulava a festa. Produto foi proibido a partir da década de 1960

Anos 1930: Carnaval disciplinado

O corso era coisa muito séria. O inspetor geral baixava regras: "O corso constará de duas filas de vehiculos, e obedecerá o seguinte itinerário: partindo da praça do Ferreira, pela rua Major Facundo, em direcção ao sul, entrará na rua Duque de Caxias, voltando á mesma praça, em direcção ao norte, pela rua Floriano Peixoto", definiu em 1930. Veículos com placa de experiência eram proibidos. A velocidade máxima dos carros era de 10 km/h. No perímetro urbano o limite era de 20 km/h, e 30 km/h no perímetro suburbano.

Em 14 de fevereiro de 1931, O POVO noticiou regras baixadas pela Delegacia de Policia: era proibido usar máscaras, canções "indecentes", "criticas grosseiras ás pessoas que tenham exercido, ou estejam exercendo cargos públicos" e "criticas offensivas á moral". Pessoas em estado de embriaguez em via pública seriam conduzidas aos postos policiais.

Outrossim: serão recolhidas aos postos policiais as pessoas encontradas na via publica em estado de embriaguez. Apesar da tentativa de controle, em 17 de fevereiro de 1931, O POVO informava de tiros e correria na Praça do Ferreira lotada, resultado de conflito entre praças da Polícia e do Exército, que não se davam. Não houve morte ou ferido grave, mas muita gente teve machucados.

Ao final daquela década, a festa seguia quente nos Diários e no "aristocrático Ideal, na avenida João Pessoa". Mas, o Carnaval de rua era apontado como desanimado. As ruas até se enchiam, mas eram poucos os blocos.

A partir da segunda metade da década de 1940, começa a era de ouro do Carnaval de Fortaleza
A partir da segunda metade da década de 1940, começa a era de ouro do Carnaval de Fortaleza

Anos 1940: da guerra ao Carnaval da Vitória e a era de ouro

No começo da década, o Carnaval saia em meio a noticiário sobre a guerra. Em 1940, O POVO destacava o bloco "Maracatu" como melhor daquele carnaval. A festa de rua ainda era ditada pelo corso, que atraia muita gente para ver, embora, em 1942, estivesse fraco, para o gosto da reportagem. A noite era na Praça do Ferreira. Já se destacava o Maracatu Az de Ouro. O Benfica também tinha festa. Além dos clubes Ideal, Iracema, Diários, Country Club e Maguari. Também em 1942, registra-se furto de lança-perfumes por grupo de garotos.

Em 1944, a festa estava combalida pela carestia e a guerra. O corso teve só uns 15 carros. Pouca gente se animou a assistir. Os blocos davam alguma vida à rua, mas os destaques mesmo eram os clubes. Em 1945, a festa seguia ladeira abaixo. "Nos últimos anos, nesta capital, o carnaval tem sido desanimadíssimo", dizia O POVO em 14 de fevereiro, destacando os poucos blocos, raros foliões fantasiados. E mesmo os clubes perdiam entusiasmo.

Mas, em 1946, veio o Carnaval da Vitória, o primeiro após a guerra. O palco principal tornou-se a avenida Duque de Caxias, que atraiu multidão, para ver o corso e os blocos. A Escola de Samba Luiz Assunção foi escolhida o melhor bloco. Os clubes também tiveram animação. A festa terminou às 6 horas da Quarta-Feira de Cinzas, simbolicamente com a prisão do Rei Momo.

Em 1947, a festa foi saudada como "O maior Carnaval de Fortaleza". Dizia O POVO: "Na verdade, nunca houve nesta capital um carnaval como o de 47". Blocos se apresentavam na Praça do Ferreira, havia festa no Theatro José de Alencar, além dos clubes Diários, Ideal, Iracema, Maguari. E o corso. Mas o destaque passou a ser o frevo na rua Senador Pompeu, entre Duque de Caxias e Pedro Pereira.

Em 1948, o jornal até avisou no sábado: "A turma do O POVO aderiu ao Carnaval da rua Senador Pompeu. Por esse motivo somente voltaremos á circulação na quarta-feira de cinzas". Parece ter valido à pena, pois a edição seguinte dizia: "Foi o carnaval deste ano, sem dúvida alguma, o mais animado e concorrido dos que já se realizaram em Fortaleza".

Carnaval de rua oscilava entre grandes anos e festas acanhadas. Já os clubes tinham mais estabilidade, até por volta dos anos 1960
Carnaval de rua oscilava entre grandes anos e festas acanhadas. Já os clubes tinham mais estabilidade, até por volta dos anos 1960

Anos 1950: tempos de transição

Em 1950, o Carnaval ficou abaixo de anos anteriores. A economia não ia bem e O POVO destacava que havia muita gente nas igrejas, que chamavam as pessoas a ficarem em retiro. Depois da prisão de outro ano, a festa terminou com Momo despojado do cetro e tendo parte do traje queimado na quarta-feira.

Em 1951, a festa foi melhor, com mais blocos. Os ônibus circulavam abarrotados de foliões. Não houve lá muita criatividade ou humor nas fantasias. A festa ocorreu nas praças do Ferreira, do Carmo, na Senador Pompeu, Barão do Rio Branco, Major Facundo, Floriano Peixoto, Duque de Caxias e Dom Manuel, além dos clubes.

Em 1952, a festa foi desanimada na rua, com corso desorganizado. Lança-perfume era vendido a cem cruzeiro. "Aproveitadores entraram direitinho na bolsa dos foliões", registrou a reportagem. Em 1953, o corso foi pobre e mesmo os clubes já não recebiam o mesmo público.

No fim da década, a festa ocorria em clubes como Náutico, Iracema, Líbano, Diários, Comercial, Massapeense, Maguari, Country Club, Quixadaense, General Sampaio, Santa Cruz, Crateuense. Em 1959, havia poucos blocos, mas muito público. Destacava-se nas ruas o maracatu. A carestia e falta d'água atrapalhavam a festa. Alguns clubes deixaram de exigir fantasia, o que levou alguns foliões a irem em trajes mais simples, embora não deixasse de haver alguns trajes mais ostentatórios.

A partir de 1960, registro de pessoas que deixavam Fortaleza para a praia e serras
A partir de 1960, registro de pessoas que deixavam Fortaleza para a praia e serras

Anos 1960: praias e serras concorrem com a Capital

A década começou como terminou a anterior: Carnaval pouco animado na rua. O corso era recebido com certa frieza. Alguns clubes com festas animadas não mantiveram a tradição. A reportagem atribuía em parte à proibição do uso de lança-perfume.

Em 15 de fevereiro de 1961, O POVO dizia: "Carnaval teve um mérito: foi calmo". Destacavam-se blocos de sujos e travestidos.

Calmo não foi o Carnaval de 1962, quando no elegante Ceará Country Club houve tiros, garrafadas e um fotógrafo ficou gravemente ferido. A causa da confusão teria sido desentendimento sobre a entrada de adolescentes e o uso de lança-perfume.

Uma curiosidade foi a presença de mais mulheres no Carnaval de rua, festa até então tida como mais masculina.

Em 12 de fevereiro de 1964, o Carnaval foi classificado como o "mais animado de Fortaleza", nas ruas e nos clubes. Com o detalhe de que a opinião geral era de maior animação nas ruas — o noticiário costumava antes destacar os clubes como espaço principal.

Naquele ano, como ocorrera em décadas anteriores, o palco principal era a Duque de Caxias. Os maracatus destacavam-se nos desfiles.

Em 1965, apesar da força do Carnaval de rua, muitos fortalezenses viajavam com destino a praias como Paracuru, Pecém, Prainha, Majorlândia e Iguape, ou serras como Maranguape, Pacatuba, Baturité, do Estevam e Serra Grande.

Em 1967, o corso estava proibido pelo órgão de trânsito. A Duque de Caxias não teve decoração e a festa foi de blocos de sujo e papangus, num Carnaval de rua que O POVO caracterizou como decadente. No ano seguinte o corso voltou. Mas, no percurso com blocos e cordões, houve brigas, inclusive de membros da mesma agremiação. O que dominava o percurso eram os blocos de sujo.

No começo da década de 1970, Aguanambi recebeu desfiles
No começo da década de 1970, Aguanambi recebeu desfiles

Anos 1970: festa na Aguanambi e algumas confusões

Em 1970, o Maracatu Rei de Paus foi campeão do Carnaval, o que gerou protestos da escola de samba Ispaia Brasa, e a Polícia teve de intervir. No ano seguinte, a Ispaia Brasa foi campeã.

Naquela década, os desfiles foram transferidos para então recém-inaugurada avenida Aguanambi. Em 1973, a festa foi marcada pela chuva. Os "sujos" foram impedidos de desfilar no mesmo espaço dos blocos tradicionais. E o engenheiro Carlito Pamplona, diretor da escola Ispaia Brasa, foi agredido por um policial que estranhou ao vê-lo desfilar protegido com uma capa — chovia, ele estava com febre, o policial quis saber o que ele fazia ali com aqueles apetrechos e supôs que ele fazia troça ao se dizer vice-presidente da agremiação.

A festa ficou pouco tempo na Aguanambi. Em 1976, transferiu-se para Senador Pompeu e Duque de Caxias. Nos clubes, destaque para Náutico, BNB, Líbano e Clube de Regatas da Barra. Em 1977, na festa da Duque de Caxias, um poste caiu e matou duas crianças. Mas, ao final da década, os desfiles de rua na Duque de Caxias estavam consolidados como festa relevante na cidade.

Na década de 1980, Carnaval passou por Avenida da Universidade, Beira Mar, Duque de Caxias, Praia de Iracema. Sem lugar, sem tradição e sem se consolidar, a festa da classe média migrou definitivamente para as praias
Na década de 1980, Carnaval passou por Avenida da Universidade, Beira Mar, Duque de Caxias, Praia de Iracema. Sem lugar, sem tradição e sem se consolidar, a festa da classe média migrou definitivamente para as praias

Anos 1980: Carnaval itinerante e decadente

A festa de maracatus e escolas de samba se mudou para a Avenida da Universidade, mas por pouco tempo. Em 1983, sem verba da Prefeitura, as agremiações tradicionais não saíram. Na avenida Duque de Caxias, apenas os renegados blocos dos sujos e uma distribuição de mais de três mil litros de cachaça por uma fabricante. Na Beira Mar, desfilaram naquele ano aquilo que O POVO chamou de "arremedos de escolas de samba e blocos".

Clubes perderam espaço e relevância. O automóvel já era mais popular e cresceu a tendência de busca por praias de outros municípios, como Paracuru, Morro Branco e Canoa Quebrada. Os mela-melas se popularizam. Descanso era buscado na serra de Guaramiranga.

No fim da década, os desfiles voltam à Avenida da Universidade, com críticas cada vez maiores à desorganização. Os blocos de sujos, tantas vezes reprimidos, tornam-se uma das caras da festa de rua. O surgimento da aids se torna preocupação na festa.

1998 foi o fundo do poço do Carnaval de Fortaleza. Não houve apoio da Prefeitura e escolas e maracatus não desfilaram. Apenas um decidiu sair, em protesto
1998 foi o fundo do poço do Carnaval de Fortaleza. Não houve apoio da Prefeitura e escolas e maracatus não desfilaram. Apenas um decidiu sair, em protesto

Anos 1990: começa a era Domingos Olímpio

A festa de rua foi para a Praia de Iracema, na avenida Pessoa Anta, em 1990, e, em 1991, para a Beira Mar, onde atraiu multidão. Ali se buscava questionar a imagem já construída de que Fortaleza não tinha Carnaval. Em 1992,o desfile retornou à Duque de Caxias. Mas, a festa seguiu na Praia de Iracema com a banda Bandalheira. Em 1993, os desfiles foram de novo para a Beira Mar.

Os clubes se esvaziaram enquanto Aracati e Paracuru se consolidaram como principais festas do Estado. Foi o auge do Carnaval no litoral.

Em 1994, houve desfiles na Duque de Caxias e shows na Beira Mar. Em 1997, a festa ganhou o espaço que viria a se consolidar: a avenida Domingos Olímpio. Maracatus, cordões e escolas desfilavam com poucos recursos, mas atraindo grande e cativo público.

Em 1998, foi o fundo do poço. A Prefeitura não liberou recursos e apenas um maracatu, o Nação Baobab, desfilou. Apresentou-se sozinho, domingo, segunda e terça na Domingos Olímpio. No Centro, nada de Carnaval. A única atração era o filme Titanic, no cine São Luiz, onde longas filas se formaram no meio do Carnaval. Houve festas modestas na Beira Mar, Barra do Ceará, Conjunto Ceará e José Walter

Em 2009, após desabamento no desfile da Domingos Olímpio, em 2008, começa o marco de um novo Carnaval. Praia de Iracema passa a receber atrações nacionais, como o grande show de Beth Carvalho
Em 2009, após desabamento no desfile da Domingos Olímpio, em 2008, começa o marco de um novo Carnaval. Praia de Iracema passa a receber atrações nacionais, como o grande show de Beth Carvalho

Anos 2000: o começo da virada

A década começou com o Carnaval da Domingos Olímpio quase sem apoio e Fortaleza esvaziada. Essa foi a marca do Carnaval até meados de 2000. Mas, o Pré-Carnaval ganhou impulso e passou a atrair grandes multidões. O contraste entre a força do Pré e a debilidade do Carnaval se evidenciou.

O Pré recebeu mais investimentos da Prefeitura, com edital de blocos. Já no Carnaval, em 2008, a arquibancada na Domingos Olímpio desaba e deixa 40 feridos. O triste episódio acabou sendo, curiosamente, um ponto de virada.

A partir de 2009, a Prefeitura investiu mais no Carnaval e na contratação de atrações nacionais para a Praia de Iracema, enquanto a Domingos Olímpio seguiu como palco de maracatus, escolas e cordões. No fim da década, o Pré acabou puxando o Carnaval. Vários blocos que se apresentavam nas semanas anteriores começaram pouco a pouco a se transformar em blocos de Carnaval.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 09-02-2016: Foliões fantasiados se divertem ao som do Bloco Sanatório Geral, durante o último dia de carnaval no Benfica. Último dia de carnaval do bloco Sanatório Geral, na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica. (Foto: Tatiana Fortes/ O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 09-02-2016: Foliões fantasiados se divertem ao som do Bloco Sanatório Geral, durante o último dia de carnaval no Benfica. Último dia de carnaval do bloco Sanatório Geral, na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica. (Foto: Tatiana Fortes/ O POVO)

Anos 2010: o auge do Carnaval de Fortaleza

O Carnaval de rua se diversifica, com mais blocos e muitas atrações, enquanto escolas e maracatus seguem na Domingos Olímpio. A tendência de o fortalezense brincar fora da cidade é em grande parte revertida. As praias seguem com seu público, a serra também. Mas, a festa na Capital ganha diversidade de manifestações e espaços. Benfica, Praça do Ferreira, Praça dos Leões, Mercado dos Pinhões, Largo Dona Mocinha, Praia de Iracema são alguns dos espaços por onde a festa passa. Públicos e setores da sociedade que não participavam das celebrações de rua na Capital se juntam à folia. É o auge do Carnaval de Fortaleza.

Público lota Mercado dos Pinhões
Público lota Mercado dos Pinhões

O ano sem Carnaval e um olhar pela trajetória da festa

Muito se dizia que Fortaleza não tinha Carnaval. Mas, luxuoso ou pobre, na rua ou nos salões, sempre houve tradição de festa. Sempre houve gente disposta a organizar a alegria. Houve muitos anos em que até havia muito público para poucos blocos, que traziam pouca animação. Mas, sempre houve Carnaval, ainda que muita gente da cidade não gostasse ou não visse. Nunca houve nada parecido com 2021, uma pausa necessária agora para depois a festa recomeçar com segurança, em tempos mais felizes.

 

O que você achou desse conteúdo?