Logo O POVO+
HIPERCONCENTRAÇÃO Saiba o que é o estado de FLOW
ETC

HIPERCONCENTRAÇÃO Saiba o que é o estado de FLOW

| "fluxo" | Estado mental pode proporcionar bem-estar às pessoas devido à alta produtividade na realização de uma determinada tarefa
Edição Impressa
Tipo Notícia

Talvez você já tenha perdido a noção do tempo enquanto realizava uma determinada atividade. Esqueceu de comer e até mesmo de que horas eram? A condição relatada é chamada de estado de flow. Trata-se de um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total.

Esse estado emocional, "estar em flow" ou estar em fluxo, foi desenvolvido pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que queria entender o que leva uma pessoa ao estado pleno de satisfação e motivação enquanto realiza uma atividade.

O que é estado de flow?

O estado de flow é entendido como um momento de hiperconcentração, explica a neurocientista Thaís Gameiro. É um estado mental no qual uma pessoa está totalmente focada na tarefa que está realizando. Geralmente, essa atividade tem algum nível de prazer, ou seja, é algo que a pessoa gosta de fazer. Devido ao prazer, o envolvimento ocorre de forma mais rápida, e a pessoa é capaz de perder a percepção da passagem do tempo.

Como entrar em estado de flow?

Antes de tudo, o estado de flow ocorre de forma natural. Entretanto, há algumas estratégias que facilitam a probabilidade desse estado acontecer. "Uma dica é não tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo. Pelo contrário, você precisa buscar reservar um momento do seu dia para fazer uma única atividade e potencializar as chances de ficar concentrado. É importante, acima de tudo, que você tenha algum nível de prazer naquilo que está fazendo", comenta Thaís.

Há comprovação
médica sobre o estado
de flow?
Conforme Eva Cristino, professora dos cursos de Medicina e Psicologia da UFC, esse estado emocional e mental vem sendo estudado há cerca de 25 anos. No entanto, ainda não há dados definitivos que comprovem sua eficácia médica, mas diversos estudos na psicologia e na medicina estão avançando sobre o tema. Ela destaca que os estudos se baseiam nos aspectos emocionais e cognitivos. Segundo a professora, dados de estudos preliminares sobre o tema apontam que as pessoas que conseguem aplicar o flow em algumas áreas do cotidiano acabam tendo resultados significativos com a prática. No entanto, a especialista ressalta que existem "inúmeras variáveis relacionadas à prática", e ainda é precipitado falar sobre a eficácia definitiva.

Mindfulness (atenção plena) X flow (foco)
Um é voltado para si (mindfulness) e outro para execução de uma atividade específica (flow). No Mindfulness, ocorre um exercício de atenção plena, de concentração no momento presente, de controle dos sentimentos, das emoções e da atenção no ambiente, por meio da percepção sensorial, onde é observado, por exemplo, o local onde estamos sentados, a pressão do corpo na cadeira até a velocidade da respiração. "É um conjunto de técnicas que vão te ajudar a focar no momento presente. Um exemplo é a prática de ioga, onde há o controle da atenção e da respiração. Nesse estado, é um processo de consciência de si do que propriamente em uma atividade que você esteja desempenhando", pontua a psicóloga Eva Cristino.

Dicas para facilitar o estado de flow:
1. Autoconhecimento: saiba do que você gosta de fazer e quais atividades trazem prazer;

2. Foque apenas na realização de uma atividade, não é interessante para chegar ao Flow fazer duas coisas ao mesmo tempo;

3. Tenha um objetivo, questione o que você quer produzir com aquilo;

4. Encontre um lugar em casa ou no trabalho sem interrupções para que haja concentração na atividade que será realizada.

5. Dificuldades de acessar o estado de flow:

- Não ter habilidade para desenvolver a atividade, porque isso gera ansiedade e não há concentração;

- Estar em um ambiente com muita distração.

O que você achou desse conteúdo?