O Natal é a segunda grande solenidade da Igreja Católica, depois da Páscoa. É a celebração solene do nascimento do filho de Deus. A tradição cristã determina que a árvore de Natal deve ser montada quatro semanas antes do Natal, no primeiro domingo do Advento, que acontece em 2023 no próximo dia 3 de dezembro. O período se estende até a manhã da véspera, 24 de dezembro, e representa a espera e a preparação das religiões cristãs até o nascimento de Jesus Cristo.
"A árvore de Natal, geralmente, é um pinheiro, uma árvore que tem sua copa apontando para o alto. Isso deveria nos recordar que nossa vida não tem fim aqui e que deveríamos caminhar sempre com os olhos na meta, no céu, de onde veio o filho de Deus. Ao mesmo tempo, é um modo de mostrarmos os frutos que deveríamos produzir como presentes para o Cristo", afirma o padre Rafhael Silva Maciel, presbítero da Arquidiocese de Fortaleza.
Sendo um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas, a árvore de Natal pode ser um pinheiro natural ou mesmo artificial, feita de plástico e com várias cores e tamanhos diferentes. As famílias costumam enfeitá-la com objetos como bolas de várias cores, pinhos, neve artificial, laços, estrela e pisca-piscas.