De acordo como professor Dermeval Carneiro, do Planetário Rubens de Azevedo, popularmente, podemos dizer que solstícios e equinócios são os dias em que se encerram ou se iniciam as estações do ano. "Os equinócios, por exemplo, ocorrem nos dias 20 de março e 22 de setembro, neste dia, o sol nasce exatamente na linha do equador", ensina.
"Nos equinócios, temos 12 horas de luz do sol e 12 horas sem a luz do sol. No dia 20 de março, acontece o equinócio outono - no hemisfério sul, e neste dia o sol começa a se deslocar, em movimento aparente, e em 22 de junho atinge o trópico de câncer, iniciando o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul", pontua Dermeval.
Após o dia 22 de junho, o sol continua com seu movimento aparente, voltando para a linha do equador. Temos um novo equinócio no dia 22 de setembro, o equinócio de primavera - para o hemisfério sul -, e, mais uma vez, temos dia e noite com 12 horas de duração.
"Depois do equinócio de primavera, em setembro, o sol volta a se movimentar, dirigindo-se para o hemisfério sul e, no dia 22 de dezembro, atinge o trópico de capricórnio. Neste dia, começa o verão para o hemisfério sul e inverno para o hemisfério norte. Com isso, teremos mais horas de sol durante o dia e noites mais curtas", finaliza.