Falar de fertilidade feminina é um assunto delicado, pois há uma pressão muito grande quando o assunto é gravidez. E essa pressão ainda é muito maior em cima de mulheres diagnosticadas com endometriose ou síndrome do ovário policístico.
A médica ginecologista e especialista em medicina reprodutiva, Lilian Serio, aponta que essas doenças podem, sim, atrapalhar, mas não impedem as mulheres de engravidar.
"30% das mulheres que têm endometriose vão ter alguma dificuldade para engravidar. A síndrome dos ovários policísticos, na maioria das vezes, as mulheres que vão ter dificuldade de engravidar são as que têm a menstruação irregular. Muitas vezes, as mulheres que têm ovário policístico ficam meses sem menstruar, significa então que elas não ovulam e se elas não ovulam, não engravidam", explica a médica.
Vale ressaltar que há tratamento tanto para a endometriose como para a síndrome do ovário policístico. É necessário buscar um profissional de saúde para que ele possa dar o diagnóstico com mais exatidão.