Logo O POVO+
Crianças podem ser mais afetadas pelo chumbo
Comentar
ETC

Crianças podem ser mais afetadas pelo chumbo

Edição Impressa
Tipo Notícia
Comentar

A infância é uma fase muito importante da vida porque o corpo está constantemente em processo de mudança. Durante essa época, alguns sistemas ainda estão se aperfeiçoando, e qualquer dano a eles pode ter o efeito potencializado.

Para o neurologista Rodrigo Carvalho, este é o principal fator que coloca as crianças como um grupo de risco para os efeitos do chumbo. Por poder afetar qualquer parte do corpo humano, a exposição ao metal tem potencial para causar diferentes reações como anemia e alterações cognitivas, por exemplo, um menor nível do Quociente de Inteligência (Q.I).

“É o grupo mais vulnerável por vários aspectos. Primeiro pelo fato de ter uma absorção maior do que os adultos. Eles podem ter uma absorção em torno de 40% a 50% maior. A segunda coisa é que geralmente as crianças estão em um processo de desenvolvimento e a relação da superfície corporal dela com o nível de exposição é maior. Pequenas quantidades de chumbo podem ter um efeito muito mais deletério nas crianças do que nos adultos”, indica o médico.

 

O que você achou desse conteúdo?