Quais são os sintomas do VSR?
Os sintomas da infecção por VSR são praticamente indistinguíveis dos da Covid-19 e da influenza, segundo o médico Guilherme Henn, infectologista no Hospital São José em Fortaleza e professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).
São eles: resfriado, coriza, tosse, dor de garganta, febre baixa e até mesmo prostração. Dentre as pequenas diferenças, o médico cita a intensidade da febre, pois pacientes com Covid-19 e VSR tendem a ter febre mais baixa do que pacientes com influenza.
Uma outra característica do paciente com VSR seria o chiado no peito, causado pela presença de secreção. Apesar disso, o médico lembra que todos os vírus "podem assumir as características uns dos outros, sendo impossível só com base em sintomas ter certeza do diagnóstico".
Em quem o vírus é mais comum?
Enedina afirma que o vírus é mais comumente grave em crianças e em idosos: "Nos bebês, ele causa internação e provoca bronquiolite, que pode levar à morte."
Nos idosos, o vírus pode levar a quadros de pneumonia bacteriana por causa da ação no pulmão do paciente. A infecção pode comprometer a imunidade local do pulmão, favorecendo a proliferação de bacterias,segundo a médica.