Logo O POVO+
Impactos na educação
ETC

Impactos na educação

Edição Impressa
Tipo Notícia

As causas mais comuns do apodrecimento cerebral em alunos ocorre devido ao uso excessivo de tecnologias, que limita o desenvolvimento cognitivo emocional. Como consequência, o aluno se afasta das interações socioemocionais na escola.

"No contexto educacional o 'brain rot' pode interferir na aprendizagem. O interesse fica sendo repetido e abordado de forma rasa, que não leva ao conhecimento e análise reflexiva e crítica dos conteúdos estudados", explica a psicóloga clínica, Daniele Furlani.

Daniele menciona que os principais sinais de "brain rot" no âmbito educacional é o afastamento dos alunos das atividades diárias de sala de aula e tarefas escolares. Ela destaca que o uso de metodologias ativas na aprendizagem é uma alternativa para reverter o cenário.

"Os professores vão provocar, por meio de metodologias ativas, uma forma de construção do conhecimento de forma colaborativa no grupo, levando ao pensamento crítico dos alunos", complementa a psicóloga clínica.

Questionada sobre como as tecnologias digitais podem ser utilizadas para prevenir o "brain rot" e melhorar o aprendizado dos alunos, Furlani compartilha que estas podem estar inseridas no processo de metodologias ativas.

"Como exemplo temos os professores que fazem quiz, kahoot e jogos envolvendo o conteúdo de aprendizagem e que trazem essas tecnologias digitais como forma de fazer jogos com os assuntos abordados", cita.

Daniele explica que a retomada da leitura de clássicos brasileiros seguem sendo a principal estratégia para que os alunos evitem o apodrecimento cerebral. "Há uma tentativa de trazer os clássicos de volta para a literatura dos jovens com uma certa resistência porque é um tipo de linguagem que os alunos, que usam muito as redes sociais, estão desacostumados, mas que se for resgatado de forma interativa, funcionará bastante", complementa Daniele.

Os pais, conforme a psicóloga, podem auxiliar os filhos orientando e monitorando o uso das telas, visto que o limite imposto, especialmente, aos menores de idade, pode prevenir e curar os sintomas do "brain rot".

Daniele reforça a importância do indivíduo dispor de educação socioemocional, visto que o apodrecimento cerebral é causado, muitas vezes, pela necessidade de fuga da realidade.

"O 'brain rot' distancia o indivíduo das questões associadas à fase que ele está vivendo, seja um conflito com a família ou conflito com a própria identidade. Com educação socioemocional, ao contrário de evitar, vamos levar uma consciência maior sobre essas questões", compartilha.

O que você achou desse conteúdo?