Logo O POVO+
Fluoreto liberado
Comentar
ETC

Fluoreto liberado

Edição Impressa
Tipo Notícia
Comentar

A equipe utilizou três pastas de dente, selecionadas por apresentarem níveis variados de liberação de fluoreto em um estudo preliminar in vitro. Após instruções, os participantes escovaram os dentes por um minuto usando 0,7 g de uma das pastas testadas.

Toda a pasta de dente e saliva produzida durante a escovação foi coletada e seu volume foi medido. As amostras foram então centrifugadas e o que permaneceu foi analisado quanto ao teor total de fluoreto solúvel.

"O creme dental é utilizado de acordo com o gosto da pessoa. Se ela tem preferência, por exemplo, a uma maior consistência, a pessoa deve escovar os dentes por um tempo maior para ter um benefício igual a de um creme dental na forma de gel, que libera rapidamente o fluoreto", aponta o professor orientador.

A doutora em Clínica Odontológica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Cecília Atem Gonçalves, ressalta que nem todo o flúor presente na fórmula de um dentifrício (termo técnico para creme dental) é efetivamente liberado na boca durante a escovação.

"Em termos práticos, essa pesquisa contribui para melhorar a forma como os dentifrícios são avaliados. O teste in vitro validado desenvolvido neste estudo fornece um método confiável e simples para estimar a biodisponibilidade do flúor em cremes dentais durante a escovação", explica Cecília Atem.

A pesquisa teria, de acordo com a profissional, o potencial para servir como ferramenta de triagem aos fabricantes e agências reguladoras, apoiando o desenvolvimento e a aprovação de cremes dentais fluoretados eficazes.

O que você achou desse conteúdo?