Logo O POVO+
Servidores não recadastrados ficarão sem salários
Farol

Servidores não recadastrados ficarão sem salários

| ABRIL |
Edição Impressa
Tipo Notícia

14.660 servidores públicos do Ceará não receberão "salário" este mês. A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) divulgou uma lista de 120 páginas com nomes que terão a "suspensão de remuneração e proventos (militares) em abril/2019". Os funcionários públicos da relação — entre inativos, pensionistas e trabalhadores ativos — não realizaram a "prova de vida", um recadastramento biométrico para provar que estão vivos. Para receber em um prazo de cinco dias úteis, servidores terão de ir às agências do Bradesco para provar que "estão vivos"

Entre os que ficarão sem proventos está o comandante geral da PM — coronel Alexandre Ávila de Vasconcelos. Além dos mais de 500 PMs, estão servidores da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, das secretarias da Educação, da Saúde e outros órgãos da administração estadual.

De acordo com PM ouvido por O POVO, a prova de vida dos servidores deve ser feita no mês seguinte ao aniversário do funcionário público. "Meu aniversário é em janeiro e fiz o recadastramento no site da Seplag. A prova de vida deveria ter sido feita em fevereiro. Não fiz porque não houve divulgação massiva e, também, porque estava trabalhando 24 horas entre janeiro e fevereiro por causa da onda de ataques das facções", reclamou o militar.

Segundo a assessoria da Seplag, durante três meses, uma campanha publicitária chamou atenção para a necessidade de se fazer a "prova de vida" no Bradesco. Foram peças publicadas em jornais, rádios e TVs. No site da Seplag, uma notícia do dia 4/1 deste ano informa que desde fevereiro os servidores ativos e inativos (aposentados e pensionistas) deveriam "fazer a prova de vida no autoatendimento do Bradesco.

O texto explica que "o servidor deve digitar numero da conta e agência e fazer a leitura da biometria em qualquer autoatendimento do Bradesco". De acordo com a Seplag, a atividade substitui o recadastramento realizado em 2018 nas agências do Bradesco. A informação também alerta que "os servidores/pensionistas que fizeram portabilidade e não possuem conta no Bradesco precisam se dirigir a uma agência do Bradesco". Já os impossibilitados de comparecer, por motivos de doença grave ou por morar no exterior, devem imprimir o termo de recadastramento manual e dar entrada, por meio de um procurador, no protocolo da Seplag. (Demitri Túlio)

O que você achou desse conteúdo?