O crime, a violência e a saúde são as maiores preocupações do brasileiro em 2019. A constatação é da pesquisa What Worries the World (O que preocupa o mundo, em tradução livre), realizada pela Ipsos em 28 países. O levantamento mostra os 15 temas que mais preocupam a população mundial e lista os cinco principais em cada um dos 28 participantes.
Crime e violência lideram o ranking nacional com 47% de citação dos entrevistados. Em segundo lugar, com 46%, aparece a saúde. Completam os cinco primeiros colocados no topo dos piores problemas brasileiros, o desemprego (39%), a corrupção financeira e política (38%) e a educação (36%).
Quatro destes cinco temas também aparecem no ranking mundial, só que em outras posições. O desemprego é a preocupação principal (33%). Em terceiro lugar surge corrupção financeira e política (31%), seguido por crime e violência (30%) e cuidados com a saúde (25%).
A educação, quinta maior preocupação brasileira não figura no Top 5 mundial. Aliás, o Brasil é o país que mais se preocupa com este item na pesquisa. Em seguida estão Israel (34%) e Chile (33%). A Suécia é o que menos se aflige, com 8%. Em compensação, a pobreza e desigualdade social, segundo tema que mais incomoda no ranking mundial (com 32% de citações) só aparece para os brasileiros em 6º lugar (28%).
A pesquisa aponta ainda que mais da metade dos brasileiros (59%) acredita que as coisas no País estão no caminho errado. O índice está muito próximo o global (58%).
O levantamento online foi realizado com 19,5 mil entrevistados, entre 19 de abril e 3 de maio de 2019, nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos da América França, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Rússia, Sérvia, Suécia e Turquia.
A margem de erro para o Brasil é de 3,1 pontos percentuais.
CONFIRA RANKING NO BRASIL
- Crime e Violência 47%
- Cuidados com saúde 46%
- Desemprego 39%
- Corrupção financeira e política 38%
- Educação 36%
- Pobreza e desigualdade social 28%
- Impostos 26%
- Inflação 10%
- Ameaças contra o meio ambiente 8%
- Ascensão do extremismo 7%
- Declínio moral 6%
- Manutenção de programas sociais3%
- Terrorismo 2%
- Controle de imigração 2%
- Alterações Climáticas 2%
- Acesso ao crédito 2%
- Obesidade infantil 1%