Logo O POVO+
O que mais preocupa o brasileiro?
Farol

O que mais preocupa o brasileiro?

| Pesquisa internacional| Levantamento global revela questões que mais preocupam o mundo. No País, crime, violência e saúde são os temas principais
Edição Impressa
Tipo Notícia

O crime, a violência e a saúde são as maiores preocupações do brasileiro em 2019. A constatação é da pesquisa What Worries the World (O que preocupa o mundo, em tradução livre), realizada pela Ipsos em 28 países. O levantamento mostra os 15 temas que mais preocupam a população mundial e lista os cinco principais em cada um dos 28 participantes.

Crime e violência lideram o ranking nacional com 47% de citação dos entrevistados. Em segundo lugar, com 46%, aparece a saúde. Completam os cinco primeiros colocados no topo dos piores problemas brasileiros, o desemprego (39%), a corrupção financeira e política (38%) e a educação (36%).

Quatro destes cinco temas também aparecem no ranking mundial, só que em outras posições. O desemprego é a preocupação principal (33%). Em terceiro lugar surge corrupção financeira e política (31%), seguido por crime e violência (30%) e cuidados com a saúde (25%).

A educação, quinta maior preocupação brasileira não figura no Top 5 mundial. Aliás, o Brasil é o país que mais se preocupa com este item na pesquisa. Em seguida estão Israel (34%) e Chile (33%). A Suécia é o que menos se aflige, com 8%. Em compensação, a pobreza e desigualdade social, segundo tema que mais incomoda no ranking mundial (com 32% de citações) só aparece para os brasileiros em 6º lugar (28%).

A pesquisa aponta ainda que mais da metade dos brasileiros (59%) acredita que as coisas no País estão no caminho errado. O índice está muito próximo o global (58%).

O levantamento online foi realizado com 19,5 mil entrevistados, entre 19 de abril e 3 de maio de 2019, nos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos da América França, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Rússia, Sérvia, Suécia e Turquia.

A margem de erro para o Brasil é de 3,1 pontos percentuais.

CONFIRA RANKING NO BRASIL

- Crime e Violência 47%

- Cuidados com saúde 46%

- Desemprego 39%

- Corrupção financeira e política 38%

- Educação 36%

- Pobreza e desigualdade social 28%

- Impostos 26%

- Inflação 10%

- Ameaças contra o meio ambiente 8%


- Ascensão do extremismo 7%

- Declínio moral 6%

- Manutenção de programas sociais3%

- Terrorismo 2%

- Controle de imigração 2%

- Alterações Climáticas 2%

- Acesso ao crédito 2%

- Obesidade infantil 1%

O que você achou desse conteúdo?