Logo O POVO+
Fortaleza revela: Um novo farol do Mucuripe
Farol

Fortaleza revela: Um novo farol do Mucuripe

Edição Impressa
Tipo Notícia
FORTALEZA, CE, BRASIL, 09-07-2018: Diego de Paula Araujo, Criador do Acervo do Mucuripe. EWntrevista para falar com  o criador de um acervo que tem memorias do bairro mucuripe e com tantas historias e culturas. (Foto: Aurélio Alves/ O POVO) (Foto: Aurélio Alves - Especial para O POVO)
Foto: Aurélio Alves - Especial para O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL, 09-07-2018: Diego de Paula Araujo, Criador do Acervo do Mucuripe. EWntrevista para falar com o criador de um acervo que tem memorias do bairro mucuripe e com tantas historias e culturas. (Foto: Aurélio Alves/ O POVO)

O sentimento de pertença define Diego de Paula, 31. “Sou nativo do Mucuripe”, apresenta-se, orgulhoso, o bacharel em Turismo e Marketing, e especialista em Gestão Pública. O interesse pela história do bairro desdobrou-se em devoção e deu origem ao Acervo Mucuripe, projeto que desenvolve voluntariamente, reunindo registros e memórias do lugar. “O Acervo Mucuripe é um projeto de história, memória e resistência”, afirma. “São vários os Mucuripes. Mas o que eu chamo de Grande Mucuripe reúne sete bairros: Vicente Pizon, Varjota, Cais do Porto, Dunas, que é o atual Lurdes, Praia do Futuro, Papicu e o próprio Mucuripe, o que ainda resta dele enquanto mapa oficial”, defende. Mas o que interessa mesmo ao turismólogo é entender o que é o Mucuripe da orla para adentrar a história do bairro, olhar para dentro das 30 comunidades que o compõem. “Por que não olhar para dentro? Ao invés de excursão, eu prefiro incursão”.

O que você achou desse conteúdo?