Logo O POVO+
Campanha Natal sem Fome 2019 é lançada em Fortaleza
Farol

Campanha Natal sem Fome 2019 é lançada em Fortaleza

Mobilização ocorre desde 1994, em todo o Brasil, e já ajudou milhões de pessoas a terem um natal digno. Inec espelha recolher 55 toneladas de alimentos no Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Campanha arrecadou alimentos no Parque do Cocó (Foto: Alex Gomes/ Especial para O POVO)
Foto: Alex Gomes/ Especial para O POVO Campanha arrecadou alimentos no Parque do Cocó

“Quem tem fome tem pressa”, dizia o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, criador da organização não-governamental Ação da Cidadania, que tinha como foco tornar o Natal de milhões de brasileiros que estavam abaixo da linha da pobreza um pouco menos dolorido. Passados 25 anos, essa ainda é a realidade de muitas famílias cearenses. Para ajudar a reverter - pelo menos momentaneamente - a situação, foi lançada no domingo, 13, a Campanha Natal sem Fome 2019, no Parque do Cocó. Com o tema nacional “A fome não é fake”, a campanha é desenvolvida no Ceará pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec). O objetivo da iniciativa é angariar alimentos não perecíveis para a população mais carente.

A meta brasileira é recolher duas mil toneladas de alimentos não perecíveis, sendo 55 toneladas só no Ceará. A arrecadação de alimentos no estado acontecerá na sede do Inec (Av. Dr. Silas Munguba, 3500 - Itaperi), nas unidades do Banco do Nordeste e pontos de atendimento dos Programas Agroamigo e Crediamigo, nos campi da Faculdade Estácio e nos shoppings da rede Ancar Ivanhoe (North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, Via Sul Shopping e North Shopping Maracanaú).

A entrega nos postos poderá ser feita até o dia 20 de dezembro. A distribuição para as famílias carentes será realizada nos dias 21, 22 e 23 de dezembro em todos os estados participantes, através da rede de comitês da ONG no país. A ação será realizada em parceria com a Defesa Civil, em comunidades que ainda serão definidas.

“Em 2014, o Brasil havia saído do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) pois tinha menos de 5% da população abaixo da linha da miséria. Mas agora a situação é outra e atualmente temos mais de 15 milhões de brasileiros em situação de pobreza extrema, sem ter sequer o que comer”, afirma Helda Kelly dos Santos, diretora sócio-ambiental do Inec. “Em outros anos, até buscávamos a arrecadação de outros itens, tais como brinquedos e livros, mas diante da situação atual, estamos focando em alimentos mesmo”, destaca.

O Inec promove a Campanha Natal Sem Fome desde a primeira ação, arrecadando e distribuindo alimentos, água, livros e brinquedos, conforme a demanda e situação do país. Dentre os parceiros e apoiadores no Ceará estão a Defesa Civil do Ceará, Sodexo, Camed Corretora, Sesc, Faculdades Estácio, Ancar Ivanhoe, CONSEA-CE, CONSEA Fortaleza, ODS Ceará, Governo do Estado do Ceará e Banco do Nordeste.

O que você achou desse conteúdo?