O papa Francisco visitou ontem, 24, as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, ocasião em que pediu a abolição das armas nucleares, que chamou de "um atentado contínuo que clama aos céus". É a primeira vez em quase 40 anos que um pontífice visita o Japão e as duas cidades atingidas por bombas atômicas.
Francisco visitou um parque localizado no ponto zero da explosão da bomba atômica despejada sobre a cidade por forças americanas há 74 anos. Entre os dias 6 e 9 de agosto de 1945, o armamento nuclear dos Estados Unidos deixou cerca de 200 mil mortos no Japão.
"Este lugar nos faz mais conscientes da dor e do horror de que os seres humanos são capazes de infringir a si mesmos. A cruz bombardeada e a estátua de Nossa Senhora descobertas recentemente na Catedral de Nagasaki nos lembram mais uma vez do horror indescritível sofrido em suas próprias carnes pelas vítimas e suas famílias", disse o papa.
Ele também comentou sobre seu compromisso de apoiar o mecanismo internacional de controle de armas, inclusive um tratado que proíbe bombas atômicas, e pediu aos líderes mundiais que assumam a causa.