Logo O POVO+
Seis policiais são afastados após mortes
Farol

Seis policiais são afastados após mortes

| TRAGÉDIA DE PARAISÓPOLIS |
Edição Impressa
Tipo Notícia

O Comando da Polícia Militar afastou do serviço operacional nas ruas seis policiais envolvidos na ocorrência que terminou com nove pessoas mortas por pisoteamento em um baile funk em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. Os agentes realizarão serviços administrativos enquanto a investigação conduzida pela Corregedoria e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esclarece em quais circunstâncias as mortes aconteceram.

Rodrigo Cardoso da Silva, de 31 anos; Antonio Marcos Cruz da Silva, de 45; Vinícius José Nahool Lima, de 35; Thiago Roger de Lima Martins de Oliveira, de 37; Renan Cesar Angelo, de 31; e João Paulo Vecchi Alves Batista, de 36, tiveram as armas apreendidas e encaminhadas para perícia e já prestaram depoimento. Eles foram os primeiros agentes a entrar na favela.

O afastamento havia sido pedido à Corregedoria pela Ouvidoria da Polícia. O ouvidor Benedito Mariano disse que a ocorrência foi "desastrosa". "A improvisação e a precipitação podem ter contribuído, direta ou indiretamente, para as mortes dessa tragédia", disse.

Ontem, o governador João Doria (PSDB) saiu em defesa da atuação da PM na madrugada do domingo ao dizer que "a letalidade não foi provocada pela Polícia Militar, e sim por bandidos que invadiram a área onde estava acontecendo o baile funk". "Não houve ação da polícia em relação a invadir a área onde o baile funk estava ocorrendo. Tanto é fato que o baile funk continuou", afirmou.

Doria disse ainda que os protocolos estabelecidos para a atuação da PM no Estado não sofrerão alterações, "o que não nos desobriga de reavaliar e rever pontos específicos de ação, onde falhas possam ter acontecido e, neste caso, corrigir as falhas para que elas não voltem a se suceder".

DEPOIMENTO

Anteontem, os seis policiais militares da Força Tática do 16º Batalhão prestaram depoimento no 89º DP (Portal do Morumbi)

O que você achou desse conteúdo?