Logo O POVO+
O adeus a Bira, dono da risada mais famosa da TV
Farol

O adeus a Bira, dono da risada mais famosa da TV

| São Paulo | O baixista ficou famoso pela participação no Sexteto, que acompanhava Jô Soares. O músico estava internado desde a sexta-feira
Edição Impressa
Tipo Notícia
Bira tinha 85 anos e tocou com o Sexteto por mais e 25 anos (Foto: EVELSON DE FREITAS / AE)
Foto: EVELSON DE FREITAS / AE Bira tinha 85 anos e tocou com o Sexteto por mais e 25 anos

O contrabaixista Ubirajara Penacho dos Reis, conhecido como Bira, morreu na manhã deste domingo, 22, em São Paulo, aos 85 anos. O músico estava internado no Hospital Sancta Maggiore, na Mooca, Zona Leste de São Paulo, desde a última sexta-feira, 20, após ter sofrido um AVC.

Bira fez parte do Sexteto, banda que acompanhou o apresentador Jô Soares nos programas Jô Soares Onze e Meia, no SBT, e Programa do Jô, na TV Globo. Também integravam a banda o guitarrista Tomati, o pianista Osmar Barutti, o trompetista Chiquinho Oliveira, o saxofonista Derico e o baterista Miltinho.

Uma das marcas registradas de Bira nos programas de Jô Soares era sua risada alta e forte. Natural de Salvador, Bahia, a parceria de Bira com o Sexteto e o humorista durou mais de 25 anos. O velório do músico foi aberto ao público e aconteceu ainda ontem, a partir das 17 horas, na Funerária Morumbi, em São Paulo.

Segundo o publicitário David Reis, 39 anos, filho mais novo de Bira, o pai ainda estava lúcido durante a internação, mas já bastante debilitado por conta de uma pneumonia. Ainda segundo David, o músico teria sofrido um AVC no último dia 13, mas a família preferiu não divulgar a informação. Ainda assim, muitos amigos teriam mandado mensagens e acompanhado o quadro do artista. Bira deixa esposa e quatro filhos.

Muitas personalidades da música e da televisão prestaram suas homenagens a Bira pelas redes sociais. Pelo Instagram, Jô Soares declarou: "É com muito pesar que comunicamos o falecimento do músico Ubirajara (Bira). Um acontecimento extremamente triste. Vá em paz e descanse deste mundo. Estejamos em oração".

O Esporte Clube Bahia, time do coração do músico, disse via Twitter: "Bira Bora, Bira! Jamais esqueceremos de você. O músico baiano e tricolor do famoso Sexteto de Jô Soares ganhou os céus. Descanse em paz".

O ator e humorista Marcelo Adnet postou: "Gargalhada mais contagiante da TV. Grande Bira!". Já o comediante Paulinho Serra, lamentou: "Esse cara era só carisma, todas as vezes que nos encontrávamos dávamos risadas. Já foi assistir o (espetáculo) Deznecessário quando ninguém sabia o que era. Grande incentivador. Descanse em paz, Bira".

"Triste. Muito triste com a morte do Bira. A risada solta do programa do Jô. Um ótimo amigo de todos, amava a música e o Corinthians. Ficam meus sentimentos à família. Fica em paz Bira", afirmou o apresentador Serginho Groisman que ainda recordou o eterno bom humor do baixista.

Emocionado, o músico Nando Reis lembrou: "Nas inúmeras vezes que fiz o Programa do Jô, Bira era aquele ponto para onde meus olhos desviavam. Sua alegria contagiante era fundamental para quebrar o nervosismo que sempre toma conta de mim quando tenho que fazer TV. Sua risada inconfundível era uma marca do programa".

O ator e humorista Lúcio Mauro Filho também se pronunciou sobre a morte de Bira: "Baiano que conquistou o Brasil com sua cara séria que durava três segundos e explodia numa gargalhada inesquecível".

Segundo o filho David Reis, Bira era espírita praticante "e está em bom lugar por tudo que construiu em vida". Após o velório, o corpo do músico foi encaminhado para o crematório de Vila Alpina.

O músico chegou a gravar dois discos ao lado da banda que o consagrou na TV. Em 1992, ainda como quinteto, ele registrou composições de Pixinguinha, Dizzy Gillespie, Miles Davis, Carlos Lyra e outros. Um segundo registro ao vivo, gravado no Tom Brasil (SP), contou com a participação de Jô Soares e mistura canções e piadas. (com agências)

O que você achou desse conteúdo?