Logo O POVO+
Francisco reza em Roma pelo fim da pandemia
Farol

Francisco reza em Roma pelo fim da pandemia

| Itália | O papa pediu pela cura dos doentes afetados pelo coronavírus. Vaticano anunciou que celebrações da Semana Santa serão feitas sem fiéis na Praça de São Pedro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Papa Francisco foi a Roma para rezar diante do crucifixo milagroso da capela de S. Marcello al Corso pelo fim da pandemia (Foto:  VATICAN MEDIA / AFP)
Foto: VATICAN MEDIA / AFP Papa Francisco foi a Roma para rezar diante do crucifixo milagroso da capela de S. Marcello al Corso pelo fim da pandemia

O Papa Francisco deixou o Vaticano na tarde deste domingo para rezar na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, anunciou a Santa Sé.

A capital italiana, como o restante do país, está submetida desde a última terça-feira a um confinamento por causa da epidemia de coronavírus. Os moradores não podem sair de casa, a não ser para trabalhar, fazer compras ou ir à farmácia.

Mais tarde, o Papa "caminhou, como em peregrinação, por um trecho da Via del Corso", uma das principais artérias de Roma, que estava vazia, e seguiu a pé, acompanhado por seguranças, até a igreja de São Marcelo al Corso, onde se encontra um crucifixo milagroso que, em 1522, foi levado em procissão pelos bairros da cidade para pôr fim à peste em Roma.

O pontífice argentino rezou "pelo fim da pandemia que afeta a Itália e o mundo, e implorou pela cura de muitos doentes", assinalou a Santa Sé. As orações também foram dirigidas "aos trabalhadores da área de saúde, aos médicos, enfermeiras e a àqueles que, nestes dias, por seu trabalho garantiram o funcionamento da sociedade".

O Papa retornou ao Vaticano às 17h30min locais.

Segundo comunicado divulgado pela prefeitura da Casa Pontifícia, todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa acontecerão sem a presença de fiéis na praça de São Pedro para evitar a propagação do coronavírus. 

"Devido à atual emergência de saúde, todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa acontecerão sem a presença física de fiéis", diz a nota. "Além disso, comunicamos que até o domingo 12 de abril de 2020 as audiências gerais do Santo Padre e a recitação da Oração Mariana do 'Angelus' dos dias domingo serão transmitidas apenas via 'streaming'", completa a nota do Vaticano.

De acordo com o balanço mais recente, de sábado, 1.441 pessoas morreram vítimas do coronavírus na Itália, o país mais afetado da Europa. Mais de 21.000 italianos foram diagnosticados com a doença, 3.500 deles nas últimas 24 horas. (Com AFP)

 

O que você achou desse conteúdo?