Logo O POVO+
Celebrações remotas marcam Domingo de Ramos em meio à pandemia
Farol

Celebrações remotas marcam Domingo de Ramos em meio à pandemia

| SEMANA SANTA | Missas on-line, ações de fiéis e até "drive-thru" de bênçãos foram alternativas para cristãos no Brasil e no mundo
Edição Impressa
Tipo Notícia

Se a fé já supera fronteiras e barreiras físicas, o período de crise do novo coronavírus, que demanda isolamento social, torna essa onipresença ainda mais importante, como foi visto nas diversas ações que marcaram a celebração do Domingo de Ramos no Ceará, no Brasil e no mundo.

Em Fortaleza, alguns fiéis ornamentaram as fachadas das casas com ramos verdes. A sugestão partiu da Arquidiocese de Fortaleza e, nacionalmente, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A CNBB divulgou na internet indicações de como celebrar remotamente o Domingo de Ramos, do estímulo à oração em recolhimento até a difusão entre conhecidos e amigos da importância do distanciamento social.

A Missa de Ramos - presidida pelo Arcebispo da Capital Dom José Antonio - foi transmitida via Facebook (facebook.com/arqfortaleza), Instagram (@arquidiocesefortaleza) e também pela TV Ceará. Celebrações remotas também já estão marcadas para o restante da Semana Santa. Outras igrejas e paróquias da Cidade realizaram celebrações em diferentes horários, mas sempre sem a presença de fieis, conforme orientação para que "sacerdotes e demais presentes não corram o risco de contaminação pela doença". Foi o caso da Santa Missa de Domingo de Ramos da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe (@saudemucuripeoficial).

Em Goiás, além de missas on-line, paróquias chegaram a organizar "drive-thru" de bênçãos aos fiéis. Em São Paulo, o transporte foi outro: um avião sobrevoou municípios do interior do estado e, nele, padres enviaram bençãos diretamente do céu, carregando símbolos católicos e um globo terrestre de plástico. "Estamos abençoando a todos. Se a doença não tem fronteiras, a cura também não", afirmou o padre Luiz Eduardo Monteiro Fontana. O voo da bênção foi transmitido pelas redes sociais, somando mais de 30 mil visualizações.

No Vaticano, o papa Francisco iniciou os ritos da Semana Santa com a celebração litúrgica dentro da Basílica de São Pedro e não na praça, como é usual. Apenas um pequeno grupo de religiosos acompanhou o pontífice. O interior da basílica foi decorado com oliveiras e palmeiras.

Na homilia, o papa pediu às pessoas que evitem sentir-se solitárias e se apeguem à fé nesses tempos difíceis.

"Não pensemos só naquilo que nos falta; pensemos no bem que podemos fazer", disse Francisco. (com agências)

O que você achou desse conteúdo?